3ª edição da Aldeia Sesc Balaiada de Artes dá início a sua diversificada agenda cultural

Ofertando um conjunto de apresentações de dança, teatro, circo, literatura, artes visuais e audiovisual, além de música e ações formativas, a 3ª edição da Aldeia Sesc Balaiada de Artes acontece de 14 a 20 de novembro na cidade de Caxias. Com uma agenda diversificada e gratuita, a exposição fotográfica “Caxias em preto e branco: Retrato de Negros” de Wilson Lopes, no Salão Nobre do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, marcou o início do projeto no período matutino desta terça, dia 14 de novembro. À tarde, a partir das 16h30, o tradicional cortejo artístico, com concentração no Sesc Caxias, convida o público para uma programação repleta de arte e talento.

Durante sete dias o público caxiense poderá assistir apresentações de espetáculos maranhenses e de outros estados, intervenções e performances, leitura dramática, exposição fotográfica, contação de histórias, cenas curtas e participar de oficinas, shows musicais e debates. O projeto visa fomentar a produção das artes cênicas em Caxias, Região dos Cocais, através de apresentações gratuitas, em espaços distintos, oportunizando principalmente o desenvolvimento e transformação da cultura local.

A Aldeia acontecerá de 14 a 20 de novembro de 2017 no Sesc, Espaço Jovem, instituições de ensino, Praça Salustiano Rêgo, Praça Vespasiano Ramos, Praça Duque de Caxias, Praça Gonçalves Dias e Praça Cândido Mendes, destinando-se a comerciários, dependentes, estudantes, professores, artistas, produtores culturais e comunidade em geral. 

A exposição fotográfica “Caxias em preto e branco: Retrato de Negros”, que marcou o início desta edição nesta terça, dia 14 de novembro, fica em cartaz no Salão Nobre do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney até o dia 20 de novembro das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. 

Na sequência, a partir das 16h30, o cortejo artístico anuncia a chegada de mais uma Aldeia, unindo todas as tribos para celebrar a arte nas suas mais diversas formas. Em uma alegre e festiva comitiva, 10 grupos artísticos percorrerão a Praça Cândido Mendes, Praça do Pantheon, Praça Gonçalves Dias e Calçadão Afonso Cunha, culminando suas performances às 17h30 na entrada do Sesc. Às 19 horas, o espetáculo “Minha Fulô de Mandacaru”, do Grupo FAMA/MA, se apresenta no Auditório do Sesc (Centro). A música encerra o primeiro dia de programação com os shows musicais das bandas Garagem Nacional e Casino Quebec, das 20h30 às 23 horas, na Casa de show Zona Leste. 

A programação da Aldeia Sesc Balaiada de Artes também é perpassada por projetos locais e nacionais como Palco Giratório, que promove o encontro entre públicos e artistas de diferentes regiões do Brasil, e o Sesc Dramaturgias, que tem como objetivo valorizar obras da dramaturgia brasileira e universal através do seu estudo e leitura pública dramatizada, enriquecendo o consumo cultural e intercâmbio artístico.

O encerramento do projeto acontecerá no dia 20 de Novembro com a programação intitulada Over12, sendo doze horas de programação ininterruptas. No dia 20 de Novembro comemora-se o aniversário do Sesc no Maranhão e o Dia Nacional da Consciência Negra.
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment