Município de Governador Eugênio Barros comemora 51 anos de emancipação política


Completando 51 anos de emancipação política, a prefeitura de Governador Eugênio Barros (MA), que tem à frente do poder executivo, a competente administradora Da Luz, proporcionou à população eugenibarrense três dias de festa. Entre 9 a 11 de março, todas as secretarias municipais estiveram envolvidas em diversas atividades que culminaram com as festividades das bodas de bronze do município.
Nos dias 9 e 10 de março, a programação de aniversário do município foi voltada para as atividades culturais. Espaço também para a música gospel, com o magnífico show do cantor Jacimário e Banda.
Prefeita Da Luz
Durante esse período, a prefeita Da Luz e toda a comitiva de secretariados e vereadores, aproveitaram para visitar as comunidades rurais e também na sede.
No dia 11 de março, aniversário da cidade, as festividades tiveram início logo cedo da manhã com a queima de fogos. No ato seguinte, uma missa em ação de graças foi celebrada pelo padre Romão, que durante o sermão felicitou os munícipes e pediu bênçãos e proteção a todo povo eugenibarrense.
A prefeita também usou da palavra para fazer saudações à população e reafirmar o compromisso de um governo voltado para ações populares.
Por volta das 9 horas da manhã, autoridades e população acompanhou a execução dos hinos Nacional e municipal com o hasteamento dos pavilhões e depois lotaram as dependências da Câmara Municipal, onde foi realizada sessão solene pelo aniversário do município.
Da tribuna do legislativo eugenibarrense, a jovem Jéssica Pacheco homenageou Governador Eugênio Barros, cantando um bonito hino gospel dedicado à cidade e foi prontamente acompanhada por todas as pessoas presentes à sessão.
Ainda no plenário, autoridades e população  cantaram o tradicional "Parabéns à Você", e cortaram o bolo simbolizando os 51 anos do município.
No período da tarde, as competições esportivas deram seqüência à programação. Primeiro a tradicional corrida de jegues e na quadra e campo de futebol encerramento dos torneios.
Para fechar com chave de ouro, a Avenida 11 de Março recebeu uma multidão durante a noite, quando artístias locais animaram o público e no final, a mega apresentação da Banda Forró dos Plays, que não deixou ninguém parado numa grande festa de comemoração pelos 51 anos de emancipação política de Governador Eugênio Barros.
"Devolver o progresso ao nosso município é nossa meta. Dar mais dignidade ao nosso povo é o objetivo de toda nossa equipe de governo. Parabéns à toda nossa gente neste dia 11 de março e que nossa Feliz Cidade continue a prosperar", destacou a prefeita Da Luz.


Ex-administradores celebram 11 de março e desejam sucesso à prefeita Da Luz
Rubem Figueiredo

Os ex-prefeitos Rubem Figueiredo e Expedito Machado aproveitaram as festividades de 51 anos de emancipação política de Governador Eugênio Barros, para felicitar toda a população pelos avanços dos últimos anos e desejar sucesso à atual mandatária, a prefeita Da Luz.
As declarações aconteceram durante a sessão solene na Câmara Municipal, na manhã do dia 11 de março.
Para Rubem Figueiredo, as ações dos primeiros governantes da cidade tiveram relevantes contribuições para o desenvolvimento da municipalidade e que esse trabalho deve ter continuidade na atual gestão.
"A cidade está em boas mãos. Apesar dos obstáculos, que são muitos,  a prefeita Da Luz com sua competência e determinação será capaz de fazer um excelente governo. Com auxilio de secretários e contando com vereadores na base de sustentação política, ela recolocará o município nos trilhos do desenvolvimento", frisou Rubem Figueiredo.
Expedito Machado
Já Expedito Machado, garantiu estar orgulhoso por fazer parte do dia-a-dia eugenibarrense e ter contribuído para o desenvolvimento da cidade. "Acredito na força de vontade da prefeita Da Luz e tenho certeza que ela fará uma boa administração", disse o ex-prefeito.
Competições premiam desportistas no dia do aniversário do município

Dentro da programação de aniversário do município de Governador Eugênio Barros, no último dia 11 de março, a prefeitura promoveu várias competições esportivas, entre elas: corrida de jegue, futsal, vôlei e futebol.
Na quadra de esportes do município, o time Galáticus sob a coordenação de Roberth e Renatinho, foi campeão na modalidade futsal. No mesmo local, o Osasco G.E.B., comandado por Kelma sagrou-se campeão no vôlei feminino e já entre os homens, a equipe comandada por Adenildo, foi campeã no masculino.
No futebol de campo, com gol de André, o Bahia do povoado Socorro venceu o Palmeiras por 1 a 0 e ficou com  taça. Toda a premiação foi entregue pela prefeita Da Luz  e demais autoridades, como o vice-prefeito Nabi Madeira, deputado Rubens Júnior e vereadores situacionistas presentes antes do início do show na praça 11 de Março.

Autoridades parabenizam Gov. Eugênio Barros pelos 51 anos de emancipação

Diversas autoridades se manifestaram durante as festividades de aniversário do município de Governador Eugênio Barros. Os discursos de felicitações pelas bodas de bronze da cidade, foram registrados na sessão solene da Câmara Municipal, realizada dia 11 de março.
Em todas as oratórias, sempre foi lembrado o nome de Macário Oliveira, o primeiro morador do lugar e ferrenho defensor pelos direitos dos populares, sendo ele fundador da cidade.  
"Externo minha satisfação em fazer parte desse governo e servindo a população dentro da área educacional. A prefeita Da Luz não medirá esforços para qualificar e valorizar os profissionais do magistério, bem como, a manutenção das escolas, investimentos em cursinhos preparatórios e salários em dia", frisou o professor Everaldo, representando a Secretaria de Educação do Município.
"Deus habita em cada coração eugenibarrense. Que nosso Senhor ilumine nossos governantes para que nossa população recebe os benefícios necessários para viver em Paz", abençoou o padre Romão.
"A prefeita Da Luz está centrada em fazer um governo voltado para o bem estar do povo. Prosperidade, paz e alegria para todos nós", enalteceu  Isaac, Secretário de Cultura.
"Como representante do povo, tenho certeza que  a união de forças faz a diferença. Vou honrar cada voto recebido e trabalhar em parceria com o Executivo para trazer benefícios para nossa gente", disse o vereador Fernando.
"Nosso primeiro mandato será marcado pelas ações que tem como objetivo, através de requerimentos e projetos, o crescimento de nossa cidade", frisou o vereador Emanoel Macaxeira.
Vereador Dotô
"O legislativo está trabalhando em conjunto com o Executivo, para que a cidade sinta o progresso através de ações em diversos setores. O nosso foco é o desenvolvimento da cidade. Parabéns Eugênio Barros", enalteceu o vereador Dotô, presidente em exercício da Câmara Municipal.

Governador Eugênio Barros e sua história 

A descoberta e o povoamento do atual município de Governador Eugênio Barros, são atribuídos a Macário Francisco de Oliveira, que ali chegou em 1926, tendo partido de Colinas (MA) em busca de terras férteis.
O pioneiro decidiu fixar moradia junto a uma lagoa cercada de vegetação, conhecida por Creoli, sendo seguido de outros pioneiros; entre eles os irmãos Cunha e Silva.
Com o crescimento do povoado, ainda conhecido como Creoli de Macário, seus habitantes liderados por Francisco Cunha e Silva, decidiram lutar pela sua emancipação, contando com o apoio do então governador do Maranhão no período de 1951-1955.
Desmembrado de Caxias e homenageando o patrono da causa de autonomia política, o município de Governador Eugênio Barros foi criado pela Lei Nº 2174, de 26 de dezembro de 1961, sendo oficiado em 11 de março. Hoje sua população estimada é de 15.983 habitantes.

Fonte: Jornal Tribuna do Leste/ManoSantos




Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário