Patriarca da Família Coutinho era um visionário


Por Mano Santos

Um homem visionário, que não se rendia aos obstáculos da vida, muito menos às adversidades do tórrido Sertão Maranhense. Nunca freqüentou universidade, mas se formou na faculdade da obstinação e persistência por dias melhores. Eugênio de Sá Coutinho, patriarca da família Coutinho, para quem não sabe, era muito mais que um agropecuarista, era um líder nato no povoado Pedreira, zona rural de Matões onde viveu boa parte dos seus 100 anos de vida.
Lá na Pedreira, Eugênio Coutinho supria a falta de autoridades. Ele fazia às vezes o papel de delegado, de juiz, de conselheiro, de conciliador e de político; coisa que não ficou apenas no papel. Homem de personalidade marcante e grande influência no município de Matões, o patriarca da família Coutinho juntamente com Lauro Barbosa e Joel Barbosa, esteve à frente de uma Comissão que providenciou a transferência da sede do antigo município de São José dos Matões, em 1947, para as margens do rio Parnaíba, onde fica hoje a cidade de Parnarama.
Eugênio Coutinho foi vereador e presidente da Câmara Municipal na configuração política da antiga Matões, na década de 40. Chegou á assumir a Prefeitura daquela cidade por um período de dois meses. Saiu da seara política no ano de 1952, quando da realização da primeira eleição do novo município de Matões, sendo aquele pleito vencido pelo candidato concorrente, João Alves de Morais (Joca Morais).
Daí em diante, preocupou-se na formação cidadã e educacional dos filhos e investiu na criação de gado, tornou-se um dos mais conceituados agropecuarista do Maranhão. Apostava também na agricultura, que supria as necessidades da família e dos moradores do povoado Pedreira em anos de seca. Eugênio de Sá Coutinho fazia questão de dividir com os mais pobres o que a natureza lhe proporcionava: grãos para matar a fome.
E como diz o ditado, “filho de peixe peixinho é”. A política está arraigada no sangue da família Coutinho. Não é por acaso que dois oito filhos que teve com a digníssima esposa Carmosina Coutinho (In memórian), três deles se tornaram lideres políticos da região: Humberto Coutinho, já foi vereador, deputado estadual e hoje cumpre o segundo mandato de prefeito em Caxias. Edmundo é o atual vice-prefeito em Matões. Ferdinando também já foi vereador em Caxias, hoje é presidente da Câmara de Matões. A nora, Cláudia Coutinho, já foi vereadora na Princesa do Sertão, o genro Berilo Araújo também ocupou cadeira no legislativo caxiense e a neta Thais Coutinho que já fez parte do parlamento matoense é hoje vereadora por Caxias.
Eugênio de Sá Coutinho Coutinho nascido em 15 de novembro de 1910 faleceu no último dia 4 de setembro em Caxias, de causas naturais.

Condolências
O sepultamento de Eugênio de Sá Coutinho ocorreu na manhã desta segunda-feira (5) no cemitério do povoado Pedreira, de propriedade da família, há 64 km de Caxias.
No velório, além de populares e amigos da família, presenças de várias autoridades da região. De Caxias estiveram várias caravanas, entre elas, secretários municipais e vereadores. Uma missa de corpo presente foi celebrada por Monsenhor Mendes.
O patriarca da família Coutinho deixa 8 filhos, netos, bisnetos e descansa agora ao lado da também saudosa Carmosina Coutinho. Ambos já estão na Mansão Celestial ao lado do Pai.
O prefeito de Caxias, Dr. Humberto Coutinho divulgou nota de agradecimento pelas mensagens de pesar e decretou luto por três dias no município.



Colaboração: Abdenaldo Rodrigues (Matões Notícias) 
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário