Vereador apresenta projeto que homenageia Comendador Alderico Silva

(1992) Alderico Silva recebendo mais uma comenda do então 
governador Edson Lobão: foram muitas homenagens em vida. 
Foto//Blog do Sabá
Apresentado na sessão desta quarta-feira (03), pelo vereador Sargento Moisés (PSD), indicação de Projeto de Lei que denomina a principal via de acesso à Vila Paraíso em Caxias, como Avenida Comendador Alderico Silva.

Em sua argumentação, o parlamentar destacou a atuação visionária do homenageado que contribuiu efetivamente para o desenvolvimento do município nas áreas de economia, comunicação e de saúde.

Durante sua justificativa, o vereador chegou a ser questionado pela colega de parlamento Thais Coutinho (PSD), de que aquele logradouro público já havia sido denominado Avenida Carmosina Coutinho, no entanto, Sargento Moisés salientou que antes de dar entrada no requerimento fez uma busca aprofundada sobre o tema e constatou que formalmente não há nenhum projeto definindo esta situação e mediante essa afirmativa, resolveu fazer a indicação homenageando uma das principais figuras públicas do Maranhão.

"Alderico Silva foi um homem visionário e suas atitudes que contribuíram para o crescimento de nossa cidade são inquestionáveis. Para quem não sabe, aquele conjunto habitacional recebeu o nome atual porque foi construído em uma área onde antes existia a fazenda Paraíso, de propriedade da família do comendador", frisou o vereador.

A Avenida a ser denominada Comendador Alderico Silva tem aproximadamente 2,5km de extensão com seu início às margens da BR 316 indo até a entrada dos blocos residenciais da Vila Paraíso.

SAIBA MAIS

Foto extraída do site TiaZu
Alderico Jefferson da Silva (1908-2005) foi o maior empreendedor da história de Caxias. “Seu Dá”, como era conhecido, de menino pobre fez fortuna e construiu um império na princesa do sertão. Atuando na saúde, comércio, pecuária, indústria gráfica e emissoras de rádio e TV.

Foi ele o responsável pela implantação em Caxias do primeiro jornal impresso, a primeira emissora de rádio (Mearim AM) e também a primeira emissora de televisão (TV Paraíso).

Também construído por ele, o Hospital Miron Pedreira, que funcionou durante décadas onde hoje está instalada a Faculdade Facema, foi um hospital escola para médicos de várias gerações.

Na política Alderico Silva foi atuante e esteve Ministro de Estado dos Transportes, no final do governo de Fernando Henrique Cardoso de 2001 a 2002.

O Comendador ficou eternizado também na música, quando foi lembrado pelo compositor João do Vale, na música "De Teresina à São Luís", onde o cantor referi-se à Aderico Silva em um do trechos da letra como "Seu Dá".

TRECHO DA MÚSICA DE TERESINA À SÃO LUÍS (João do Vale)

"Bom dia Caxias

Terra morena de Gonçalves Dias

Dona Sinhá avisa pra seu Dá

Que eu tô muito avexado

Dessa vez não vou ficar "


A indicação de projeto será votada na próxima sessão e em caso seja aprovada, segue para sanção do executivo.


Mano Santos
MTE: 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment