Caxias participa de reconhecimento do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural do Brasil

Entrega de título ocorrerá no mês de outubro com a presença da Ministra da Cultura 

Bumba-Meu- Boi / Foto de Wilson Leite do Portal IG
Por Mano Santos 



A cidade de Caxias esteve representada no Fórum Estadual para o reconhecimento do Bumba Meu - Boi como Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil. A solenidade ocorrida no ultimo dia 2 de setembro, no Centro de Criatividade Odylo Costa,filho, em São Luís contou com a participação de inúmeros representantes de grupos de bumba-boi e brincantes. Os amos Raimundo Pastorador (Mimo da Fazenda) e Magarefe (Brilho da Ilha), acompanhados dos representantes da Secretaria Municipal de Cultura Wybson Carvalho e Raimundo Nonato, o Pelé, participaram do evento em nome dos produtores culturais da Princesa do Sertão. 
O titulo de patrimônio Cultural do Brasil atribuído ao Bumba Meu – Boi do Maranhão, foi possível graças à anos de pesquisa que teve á frente a cientista social Isaurina Nunes, responsável pela elaboração de dossiê sobre o folguedo genuinamente maranhense. Todo o trabalho foi acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Municipal de Cultura, Comissão Maranhense de Folclore e Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA. 
Kátia Bogéa, superintendente do IPHAN no Maranhão destacou que “Esse título traz responsabilidades a todos os maranhenses e brasileiros e nos leva a implantar o processo de salvaguarda do Bumba-boi”. Ela lançou um desafio: solicitar da Unesco o reconhecimento e registro do Bumba-meu-boi do Maranhão, patrimônio cultural do Brasil como Patrimônio Cultural da Humanidade. 
O evento contou com palestras, mesas-redondas, lançamento de livros com o tema e vídeo Bumba-meu-boi: festa e devoção no brinquedo do Maranhão, seguido da apresentação de grupos de bumba-boi nos sotaques de orquestra, costa de mão, zabumba, baixada e matraca. 
“A partir de agora, a brincadeira deve ser protegida pelo Estado para manter as suas características originais”, ressaltou Wybson carvalho. 
O título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil, concedido ao Bumba Meu Boi, será entregue ao Maranhão no dia 27 de outubro. A solenidade ocorrerá na capital maranhense, com a presença da ministra da Cultura, Ana Buarque de Holanda. 
Caxias, a exemplo de todo o Maranhão possui vários representações do folguedo, agora considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Podemos destacar alguns como os grupo de Bumba-Boi Brilho da Princesa, Encanto de Caxias, Boi da Diversidade, Bezerro de Ouro, Brilho das Gerações, Boi da Melhor Idade, Mimoso, Canário Verde, Mimo da Fazenda e Brilho da Ilha que garantem anualmente a tradição do folclore maranhense nos arraiais do Estado durante o período junino. 


Bumba meu Boi - Verdadeira explosão de ritmos e cores, o Bumba-meu-boi é a mais importante manifestação folclórica do Maranhão. Suas raízes são negras, indígenas e européias, e suas origens se perdem no tempo. A brincadeira gira em torno de um auto, história encenada com muito humor pelos componentes, contando a história de Pai Francisco e Catirina. Ela, grávida, deseja comer a língua do boi Mimoso, o mais querido do patrão. Ele, para satisfazê-la, acaba cedendo, e mata o novilho. O crime é descoberto, Pai Francisco é preso e, em seguida, perdoado, quando o boi ressuscita, graças ao socorro de feiticeiros. Um dos aspectos mais interessantes do boi são os seus sotaques, ou ritmos. 


Colaboração: Wybson Carvalho 

Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário