Políticas públicas do MA para os indígenas foi tema de curso de forma de gestores

O Sistema de Agricultura Familiar, por meio da secretaria Adjunta de Extrativismo Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, dialogou nesta semana, com indígenas que estão participando do Curso de Formação de Gestores Indígenas de Projetos, realizado na UFMA pelo Instituto Sociedade População e Natureza- ISPN. A capacitação que iniciou dia 06 vai até dia 13 de novembro.

O curso tem como objetivo principal possibilitar os aportes teóricos e práticos adequados para a formação de gestores de projetos contribuindo para a melhoria das condições de vida e o fortalecimento político e cultural das sociedades indígenas. Estão sendo capacitados 20 indígenas (cursistas) que irão contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos Guajajara das terras indígenas Caru e Rio Pindaré com foco na gestão organizacional, na elaboração e implementação de projetos.

A secretária adjunta da SAF, Luciene Dias Figueiredo conversou com os indígenas que estão sendo capacitados e participou de uma mesa redonda sobre Políticas Públicas do Estado do Maranhão para os indígenas. Na oportunidade Luciene apresentou algumas políticas conduzidas pelo Sistema de Agricultura Familiar (AGERP, ITERMA, SAF) para os povos indígenas como acesso à água, à terra, incentivo à leitura, sementes crioulas, extrativismo, Mais IDH, assistência técnica e extensão rural.

“São diversas ações voltadas para melhorar as condições de vida dos povos indígenas no Maranhão. Com essas políticas o Governo do Estado reafirma o compromisso com os povos indígenas no que diz respeito à defesa e proteção de diferentes povos e culturas tradicionais do nosso Estado”, pontuou Luciene.

Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment