Enquadrado na Lei da Ficha Suja candidato Zé Reis é desafiado por oponente

A disputa para a Prefeitura de Aldeias Altas ganhou capítulos tensos na últimas horas, isso por que o candidato José Reis Neto (PP), foi desafiado por um dos seus oponentes, Adeílson José (PDT), a provar que o mesmo não está enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Numa gravação espalhada pelas redes sociais, via WhatsApp, Adeilson provoca Zé Reis a mostrar em público uma Certidão de Nada Consta da Justiça Federal. O candidato do PDT argumenta que a votação que ocorrerá hoje (27), na Câmara, não impede que ele possa concorrer ao pleito eleitoral com uma liminar, mas, ressalta que os votos para o Zé Reis em 2 de outubro poderão ser invalidados.

O candidato pedetista vai mais longe no desafio e declara renunciar à própria candidatura, se Zé Reis apresentar o documento que lhe prove que é Ficha Limpa.

Como contraponto, Adeilson cobra do oponente uma caminhonete que teria sido colocada como moeda do desafio feito pelo candidato progressista, que segundo informações, teria dito que daria o veículo se alguém provasse algo contra ele.

O veículo, segundo Adeílson será vendido e o dinheiro revertido em cestas básicas para as familiares carentes do município.

ENTENDA O CASO
Obedecendo a Lei da Ficha Limpa que determinou ficar inelegíveis candidatos que tiveram contas rejeitadas pelo “órgão competente", e com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que só as câmaras de vereadores podem tornar inelegível um prefeito que teve suas contas rejeitadas por um tribunal de contas, os vereadores aldeias-altenses resolveram analisar o mérito da questão.

Semana passada por 10 votos contra 1 os vereadores aprovaram o parecer para julgar novamente as contas do candidato do PP que estavam em poder do TCE – Tribunal de Contas do Estado. A votação está marcada para a tarde desta terça-feira e se o resultado for ratificado, Zé Reis focará fora da disputa este ano.

Outros dois candidatos, Tinoco (PMDB) e Kédson Lima (PCdoB) disputam o cargo de Prefeito em Aldeias Altas.

SITUAÇÃO

José Reis Neto foi um dos 1.319 gestores públicos maranhenses com contas desaprovadas pelo TCE. Ele tem pendência na prestação de contas de 2008, quando foi prefeito de Aldeias Altas.

Ao analisar as contas do último ano do primeiro mandato de Zé Reis, o TCE constatou que ele efetuou gastos não devidamente comprovados, que lhe renderam condenação e multa de R$ 44.416,00.

Em junho deste ano, o ex-prefeito foi favorecido pelo próprio TCE com um recurso suspensivo e tornou-se apto a concorrer ao pleito, o que causou insatisfação e revolta em grande parcela do povo e das lideranças políticas de Aldeias Altas.

Ouça o áudio




Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment