Aldeias-altenses desconhecem pesquisa realizada pela MBO

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26), por um blog de Caxias que teria aferido a intenção de votos no município de Aldeias Altas e colocado o candidato Zé Reis na liderança, na disputa pelo cargo majoritário, pode ter sido forjada. 

De acordo com os números divulgados pelo Instituto MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa, 493 eleitores teriam sido entrevistados entre os dias 16 e 18 de setembro na sede e zona rural.

Imprensa denuncia pesquisa realizada pela MBO
Segundo a tal pesquisa realizada pelo MBO, num cenário estimulado, Zé Reis aparece com 64,21%, seguido do atual prefeito e candidato à reeleição Tinoco (PMDB) com 20,50%, tendo os outros concorrentes Kédson Lima (PC do B), com 9,47% e o pedetista Adeilson com 1,74 % das intenções de votos. Sendo que 2,12% não sabe/não respondeu.

Para surpresa, em contato com moradores de algumas localidades listadas onde a pesquisa teria sido realizada, não há ninguém que tenha visto ou ouvido falar do tal Instituo MBO ou de qualquer agente coletor de informações que tenha passado pelas comunidades.

“Aqui não veio ninguém fazendo perguntas sobre eleições. Essa pesquisa com certeza é mentirosa”, disse Diah morador do Cocalinho.

“Toda eleição é assim. Eles inventam que fazem pesquisas, mas, aqui em casa nunca passaram”, disse Luizão residente da Lagoa do Arroz.

“Isso tudo é mentira. Outro dia tinha um pessoal aqui, mais ficaram sentados o dia todo debaixo de um pé de manga e sem saber se realmente era dessa tal pesquisa falou Carlitos, morador do Bananal.

“Fácil inventar números. Só digo uma coisa, essas falsas pesquisas só vem mostrar o desespero da oposição. Aqui, o Novo Estado é 100% Tinoco e Gênio”, destacou Fausto líder da comunidade.

“Querem ganhar a eleição a qualquer custo e acreditam que inventando pesquisas vão mudar o pensamento do eleitor. Essa pesquisa nunca passou por aqui”, frisou Mário Filho, residente na Taboca e Matão.

De fato, a dita pesquisa que teria sido realizada pela MBO Publicidade foi contratada pela MR Borges Serviços e registrada no TRE-MA sob o protocolo MA-09114/2016, seguindo os trâmites legais da Legislação Eleitoral.

A MBO Publicidade, é a mesma MBO Agency, suspeita de ser a central de um esquema criminoso de venda de pesquisas eleitorais.

O “esquema” consiste em requerer o registro de uma pesquisa eleitoral na Justiça Eleitoral e depois vender os “resultados” fabricados ao agrado do comprador.

Contra a MBO, pesa outra denúncia, a de que o endereço apresentado como sede da mesma, sendo Praça Santa Luzia, número 373, Centro de Caxias, não existe. O que existe é o número 371 e logo depois o 375 e entre os dois, apenas um muro separando os endereços.

A pena para divulgação de pesquisas falsas é de reclusão e a multa ultrapassa a quantia de R$ 50.000,00. Blogueiros, blogs, e afins que divulgaram a falsa pesquisa, também serão alvo da investigação e poderão responder por crimes de divulgação de pesquisa falsa, além do pagamento de multa na Justiça Eleitoral
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment