Atividades cívicas, artísticas e culturais marcam bicentenário de Caxias

Por Mano Santos

Na última segunda-feira (31), o município de Caxias completou 200 anos. O bicentenário (1811-2011) da instalação da Comarca da Princesa do Sertão equivale ao período em que a localidade passou da condição de julgado à Vila Caxias das Aldeias Alta. A data histórica foi comemorada por uma vasta programação cívica, cultural e artística.
Logo no início da manhã, em frente ao Prédio do Poder Executivo, autoridades civis, militares, secretariado e a população acompanharam o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil e de Caxias. Discursos referendando a importância da data foram feitos pelo vice-prefeito Júnior Martins, o ex-prefeito João Machado (1956-1961), e pelo vereador Leonardo Barata, autor da proposição que estimulou a comemoração do bicentenário.
Monsenhor José Mendes usou da palavra para pedir proteção divina para a população caxiense. Já a secretária de cultura, Valquíria Fernandes fez um relato da história de Caxias da época de julgado até os dias atuais.
“Para quem hoje presencia esse momento, principalmente os jovens, os estudantes é uma oportunidade de aprendizado. Duzentos anos não são duzentos dias e Caxias tem uma história muito rica que precisa e merece ser propagada Mundo à fora”, frisou o vice-prefeito Júnior Martins.
“É preciso garantir às futuras gerações o que nós temos de mais valioso: nossa história, nossa cultura e tudo que representa esse povo valente e vencedor que o caxiense”, frisou Leo Barata.
Num segundo momento das festividades, as autoridades inauguraram um obelisco ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal. O monumento é simbolizado por duas mãos que se entrelaçam remetendo ao significado de trabalho, conquistas e vitorias do povo caxiense durante esses duzentos anos.
A programação teve seqüência com o desfile cívico das tropas da Guarda Municipal, Brigada Contra Incêndio, Tiro de Guerra e das escolas, Antonio Bayma, Paulo Marinho, Filomena Teixeira, Débora Pereira, Joaquim Francisco e Thales Ribeiro.
Ainda pela manhã, durante a programação foi realizada  uma missa na igreja Catedral, celebrada pelo Bispo de Caxias, Dom Vilson Basso e co-celebrada pelo padre Mendes.
“Desde os tempos dos jesuítas; duzentos anos depois estamos aqui comemorando a elevação de Caxias á categoria de Vila. Parabéns Caxias!”, exclamou o Bispo Dom Vilson Basso.
No final da tarde desta segunda-feira, uma sessão solene marcou também a passagem dos duzentos anos de instalação do poder legislativo no município. Uma placa com os nomes da 1ª legislatura em 1811 e da atual foi inaugurada. Usaram da tribuna, além dos vereadores, representantes da igreja, integrantes da Academia Caxiense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, que enalteceram a simbologia da data. O prefeito de Caxias, Dr. Humberto Coutinho também falou ao plenário
“Caxias é a cidade do Maranhão onde se concentra um dos maiores acervos culturais. Berços de personalidade e que teve seu nome elevado pelos seus pensadores, poetas e escritores, recebendo o titulo de Athenas Brasileira. Terra de povo trabalhador que a cada dia vence uma batalha” enalteceu o prefeito Dr. Humberto Coutinho.
Com a presença da Deputada Estadual Drª Cleide Coutinho, uma apresentação de gala da Orquestra da Câmara da UFPI do vocal do DMA, liderado pelo regente Cássio Martins finalizou as festividades pelo bicentenário de Caxias. O espetáculo “The Phanteon Of The Opera”, A Ópera do Pantheon, foi prestigiada por uma multidão que lotou o largo da igreja. 



























Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário