O governador Flávio Dino participou da posse da nova chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, na manhã da quarta-feira (12), em solenidade realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – Fiema. Na ocasião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado para a transferência de tecnologia em cultivos biofortificados.
Para o governador Flávio Dino, a parceria com a Embrapa é importante por se tratar de uma instituição que condensa especialistas, cientistas e conhecimento necessários para dinamizar a produção no Brasil e no Maranhão. “Ela é nossa parceira em várias ações do Governo, por exemplo, o ‘Mais IDH’, que utiliza sistema de tecnologia social da Embrapa nos Sisteminhas e também nas Agritecs”, destacou.
Sobre a nova chefe-geral da Embrapa Cocais, Flávio Dino ressaltou se tratar de uma cientista maranhense que possui trajetórias nacionais e internacionais consolidadas, que mostrou grande conhecimento sobre os impasses do desenvolvimento brasileiro e está disposta a enfrentar dificuldades como, por exemplo, a elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE).
Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin agradeceu a posse no novo cargo e explicou que o Maranhão é um estado diverso. “A variabilidade de situações no campo são bem diferentes, então é realmente um grande desafio sair de uma unidade temática que era solos para tentar ajudar a resolver as questões de desenvolvimento de um estado que é muito diverso pela própria situação e localização geográfica”, frisou a nova chefe-geral da Embrapa Cocais.
Desenvolvimento de biofortificados
![]() |
| Secretário Adelmo Soares |
O programa de biofortificação brasileiro (Rede BioFORT), cujo objetivo é o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, é coordenado na Embrapa Agroindústria de Alimentos e, no Maranhão, estão envolvidas nas ações a Embrapa Cocais e a Embrapa Meio-Norte.
As atividades técnicas e de gestão serão executadas em instalações da Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), com o apoio das entidades vinculadas à Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma. No estado, a iniciativa vai garantir, também, incentivos para que os pequenos agricultores aumentem a produção agrícola.
O secretário da SAF, Adelmo Soares, explicou que quando o atual Governo assumiu o estado o Maranhão só tinha um ponto de desenvolvimento de biofortificados, em Codó. “A partir da parceria com a Embrapa nós avançamos bastante, estamos com dois campos de multiplicação, que são dois exemplos para o país hoje”, sublinhou, ressaltando que internacionalmente o Maranhão hoje já é um dos estados que mais avança na política dos biofortificados.
“E nós acreditamos que esse acordo de cooperação técnica vai fortalecer mais ainda essa parceria entre o Governo e a Embrapa. O Maranhão é o primeiro estado do Brasil a adotar os alimentos biofortificados em uma política pública”, completou o secretário Adelmo Soares.

Blogger Comment
Facebook Comment