Família Magalhães mantém tradição de almoço comunitário da Semana Caçadeira

Uma tradição que já dura quase meio século em Caxias na tradicional ‘Semana Caçadeira’, a Família Magalhães reúne em sua residência na Rua Coronel Libânio Lobo, no centro, centenas de pessoas carentes de diferentes bairros da cidade para compartilhar um momento de fé, união e doação ao próximo, durante um almoço comunitário.

Como se repete desde 1971, na última quarta-feira (5) um almoço foi oferecido à comunidade, antes porém, teve o momento de agradecer através de orações e cânticos religiosos e depois foi distribuída cestas básicas para pessoas humildes que participaram da tradição religiosa.

Tudo começou pela matriarca da família dona Antônia Magalhães, que fez uma promessa e alcançou a benção que pediu a Deus.

Na promessa, dona Antônia intercedeu a Deus pedindo que o esposo Raimundo Magalhães (o patriarca da família), fosse liberto do vício da bebida alcoólica, e a graça do Senhor foi alcançada.

No pedido feito ela prometeu que distribuiria alimentos e refeições para pessoas carentes de Caxias, e a data escolhida foi à quarta-feira da semana caçadeira, que coincide com uma semana antes do encerramento da quaresma.

O casal protagonista do evento de caridade e piedade cristã, Raimundo e Antônia Magalhães já não mais estão em nosso convívio, mas os filhos, genros, noras e netos deram continuidade a este ato de fé, os filhos, genros, noras e netos.

O professor Dida Magalhães fala da importância da data. “É uma tradição que tem um simbolismo religioso e de união de pessoas. Quero agradecer a cada um que colaborou para que este almoço comunitário ocorresse mais um ama vez”

O ex-prefeito do município de São João do Sóter, Ivan Magalhães, ressaltou a satisfação que toda a família tem em manter viva a iniciativa de dona Antônia, pois ele como filho, é ciente do grande prazer que a genitora tinha em agradecer a Deus e São Francisco pela benção recebida, e também diminuir um pouco o sofrimento dos mais carentes.

Texto: Mano Santos e Inaldo César




Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment