Prefeitura de Caxias vai adquirir caminhão compactador
Por Mano Santos
Até o início de 2012, mais de 80% da área urbana do município de Caxias (MA) estará sendo atendida pela coleta semanal de lixo doméstico. A informação é do vice-prefeito Júnior Martins, que também responde pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública. Em entrevista a uma emissora de TV local na tarde desta quinta-feira (4), ele divulgou uma série de ações que a Prefeitura estará desenvolvendo em parceria com a própria comunidade, com o objetivo de manter a cidade limpa e conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Júnior Martins destacou que no início da administração do Prefeito Humberto Coutinho, há sete anos, em Caxias praticamente não havia coleta de lixo, o que só foi possível após a implementação de políticas públicas para o setor. “Os garis e as caçambas já fazem a varrição e a coleta de lixo em mais de 50% da área urbana da cidade, sendo que o recolhimento do lixo doméstico ocorre três vezes por semana, mas nossa meta é ampliar a cobertura de limpeza, a começar pelo centro da cidade, incluindo a área comercial”.
Durante a entrevista, ele aproveitou para anunciar que a partir de setembro a coleta no centro comercial de Caxias ocorrerá de segunda a sábado. “As caçambas abarrotadas de lixo, que hoje causam certo desconforto, e às vezes até derramam os detritos pelas ruas serão coisas do passado. Com uma cobertura maior da rede de coleta, a tendência é que o volume de lixo transportado nos veículos diminua”, disse o vice-prefeito.
vice-prefeito Júnior Martins
Júnior Martins antecipou ainda que o prefeito Humberto Coutinho, já autorizou o processo para aquisição de um caminhão compactador, que será responsável pela coleta de lixo na área central da cidade a partir do ano que vem.
Mas as ações nos setor de limpeza pública no município, já começam a serem ampliadas a partir do mês de setembro, quando as Praças Gonçalves Dias, Matriz e do Rosário ganharão lixeiras padronizadas. Haverá também campanhas para incentivar a população a fazer a coleta seletiva do lixo doméstico, separando resíduos sólidos e materiais recicláveis, a exemplo do vidro ou plástico.
“Precisamos tomar atitudes simples como separar o lixo de casa a ser recolhido pelos veículos coletores. Só assim contribuiremos para garantir uma cidade mais limpa e menos degradante para o meio ambiente”, frisou o vice-prefeito ao lembrar que a Prefeitura através de uma ONG já faz esse trabalho de conscientização e coleta seletiva de lixo em Caxias, proporcionando inclusive renda extra para a cooperativa de catadores no bairro Teso Duro.
Município vai incentivar a coleta seletiva
Júnior Martins encerrou a entrevista destacando que um dos principais problemas da limpeza pública em Caxias são as podas de árvores e os entulhos de construções, cuja coleta não são de responsabilidade da Prefeitura. “Pedimos a quem for fazer uma poda, que faça de forma programada, assim como as construções ou reformas de casas. Basta ligar para o (99) 3521-4682 que os operários da limpeza farão o recolhimento do material sem ônus para o cidadão. O mesmo número serve também para reclamações, denúncias e sugestões”, concluiu.
0 comments:
Postar um comentário