Por Mano Santos
Caxias sediou na manhã desta quinta-feira (21), o encontro regional dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto – SAAE’s dos estados do Maranhão e Piauí. A reunião ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal e teve como objetivos a troca de experiências entre os gerentes e coordenadores. Em pauta, os temas debatidos foram: Sistema de Faturamento, Relógio de Ponto, Controle de Acesso, Atendimento Virtual e Gerenciamento Comercial.
Representantes das cidades maranhenses de Balsas, Codó, Coroatá, Estreito, Campestre e Bacabal e de Campo Maior, no Piauí, participaram dos debates. A cidade de Caxias foi escolhida para sediar o encontro regional, porque o SAAE do município, há 50 anos oferecendo serviços à população, é tido como exemplo administrativo-financeiro de autarquias congêneres.
Durante o painel de debates, o engenheiro Carlos Alberto Martins, diretor do SAAE-Caxias, fez uma explanação das ações administrativas implantadas no órgão desde a sua posse, no ano de 2005, destacando principalmente a valorização dos recursos humanos e tecnológicos.
Carlos Alberto resumiu alguns avanços no SAAE-Caxias, como por exemplo; o aumento da produção de água potável de 800m³ para 1800m³; recuperação de Reservatórios Abandonados, aumento do número de hidrômetros instalados na sede e zona rural, passado de 8 mil para 17 mil, aumento do números de clientes fidelizados, alcançando cerca de 40 mil consumidores e o faturamento médio-anual com crescimento de mais 100%.
O diretor do SAAE-Caxias aproveitou também para divulgar as metas a serem alcançadas nos próximos 17 meses. Estão em processo de estudo a ampliação das Estações de Tratamento D’Água (ETA’s) dos birros Ponte e Volta Redonda, conclusão dos trabalhos de substituição da rede de amianto e ferro à margem esquerda do Rio Itapecuru, ampliação dos Sistemas de Abastecimento de Água e abertura de novos poços artesianos na sede e zona rural, bem como a eficientização da rede hidráulica na periferia da cidade.
Outra frente de trabalho encampada pelo SAAE-Caxias é o Projeto de Redução de Perdas, onde o objetivo é diminuir o desperdício e incentivar e o consumo racional de água potável pelos caxienses. A autarquia se destaca também na preservação do meio ambiente; uma vez que lançou projeto pioneiro no País, onde funcionários e servidores passaram a utilizar canecas padronizadas no lugar de copos descartáveis, sempre que consumirem água dentro da repartição.
“Na busca pela a excelência da qualidade nos serviços prestados e elevar o nível profissional das equipes, o SAAE tem investido em duas importantes ações gerenciais. O Programa de Qualificação Profissional, de caráter permanente, oferecendo aos funcionários cursos, treinamentos, melhores condições de trabalho e segurança no exercício da profissão e o Sistema de Gestão de Qualidade, que tem por objetivo adequar as atividades do SAAE aos procedimentos das normas da ISO 9001 e assim igualar aos padrões dos melhores prestadores de serviços de saneamento do País”, conclui Carlos Alberto.
O encontro regional de SAAE’s foi encerrado com uma visita à ETA da Volta Redonda.
0 comments:
Postar um comentário