Profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos, dentre outros que atuam no setor, têm se desdobrado para encarar horas de dedicação e exaustivos plantões na linha de frente contra a Covid19.
Em Caxias, desde o surgimento dos primeiros casos suspeitos, o prefeito Fábio Gentil, também se colocou na linha de frente à pandemia. Por decisão do gestor, o município adotou protocolo de atendimento para receber pacientes com sintomas da doença.
A UPA foi equipada como unidade referência e o Centro Médico foi anexado na estrutura do município como Hospital de Campanha. O Complexo Hospitalar Gentil Filho passou a receber casos de urgência e emergência com aplicação de leitos de UTI e ganhou uma ala de triagem, onde os atendidos, se constatados com sintomas da Covid19, são encaminhados para a UPA.
O segundo passo, foi montar o Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavirus, que inclui diversas secretarias, forças de segurança e outras entidades parceiras.
Em outra frente de atuação, passou a comprar tecido no comércio local e contratou profissionais de costura para confeccionar mais de 1 milhão e meio de máscaras. Com isso, está sendo possível a distribuição gratuita de kilts de prevenção que inclui frascos de álcool em gel.
Foi criado o tele-corona, que através de uma simples ligação, o atendimento é direcionado por chamada de vídeo do WhatsApp para um médico, que realiza uma consulta virtual.
Preocupado também com a saúde dos profissionais que atuam no setor, o CEREST passou a oferecer atendimento e orientação psicológica para quem está na linha de frente contra a doença.
Com auxílio do Corpo de Bombeiros, o trabalho de desinfecção de vias e prédios públicos é feita semanalmente, tudo acompanhado pessoalmente pelo prefeito Fábio Gentil.
O município adquiriu quantidades significativas de EPI’s – Equipamento de Proteção Individual para toda a rede de saúde do município. Para a população, as máscaras passaram a ser de uso obrigatório.
Fábio Gentil anunciou doação de 70% do próprio salário e 30% dos salários dos secretários para a compra de mais equipamentos no combate e prevenção ao Novo Coronavírus.
Além de manter o salário antecipado, o município também adotou o pagamento do servidor público por ordem alfabética, em dias alternados, para evitar um grande fluxo de pessoas. Agências bancárias e lotéricas também estão sendo obrigadas a se adequarem à pandemia, evitando a aglomeração.
Na página oficial da Prefeitura de Caxias, foi instituído um boletim diário sobre os casos da doença e esse levantamento é encaminhado às autoridades estaduais, que reúnem os dados e por sua vez direcionam ao Ministério da Saúde.
Semanalmente, o gestor municipal faz uma avaliação das ações de enfrentamento da Covid19. Por meio de decreto, aulas continuam suspensas e está sendo permitida a abertura apenas dos serviços essenciais.
Diante desse comportamento, Fábio Gentil e toda a equipe de saúde em Caxias, tem dado exemplo de combate à Covid19.
Por Mano Santos
foto: Ascom




Blogger Comment
Facebook Comment