Representando o governador Flávio Dino, o Secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, acompanhado do Secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, e do Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Chico Gonçalves, estiveram na tarde desta sexta-feira (3), na cidade de Aldeias Altas, onde participaram da formatura da primeira turma do Programa de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”
O ‘Sim, Eu Posso’ é executado pelo Movimento Sem Terra (MST) em parceria com a Secretaria de Educação dos municípios e coordenado pela SEDUC e SEDIHPOP. O programa integra as ações do projeto ‘Jornada de Alfabetização’. Por meio dessa proposta, jovens, adultos e idosos que não sabiam ler e escrever foram alfabetizados no prazo de oito meses.
Nos três primeiros, ocorre o processo de alfabetização em si. Já nos cinco restantes, os recém-alfabetizados participam de um processo chamado ‘Círculo de Cultura’. A meta é atender em todo o Estado, mais de 14 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos.
“Essa ação que o governador Flávio Dino vem desenvolvendo nos municípios de menor IDH vai além do ensino da leitura e escrita. É acompanhada de mudanças sociais profundas, que passam pela transformação de vida de centenas de maranhenses que, por décadas, esperaram esse momento”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.
“Essa formatura é apenas um passo e incentivo à essas pessoas que continuem firmes nesse processo de aprendizagem”, afirmou o Chico Gonçalves.
Em Aldeias Altas, o Programa “Sim, Eu Posso!”, certificou 1980 alunos que concluíram o módulo de alfabetização.
Além de Aldeias Altas, os demais municípios que certificam turmas nesta etapa são: Itaipava do Grajaú, São Raimundo do Doca Bezerra, Santana do Maranhão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras e São João do Caru, beneficiando mais de 9 mil pessoas.
“Fico feliz de vir aqui para participar desse momento importante na vida dessas pessoas. Saber ler, escrever é indispensável para que se alcance um futuro melhor. Esse programa de alfabetização representa no Maranhão a garantia da dignidade, da independência, transformando vidas e renovando muitos sonhos em todo o nosso Estado”, destacou o secretário Adelmo Soares.
Mano Santos
MTE: 001419
Blogger Comment
Facebook Comment