Secretária Maria do Carmo Lacerda participa de Seminário Estadual sobre Judicialização na Saúde


Secretária de Saúde de São João do Sóter, Maria d Carmo Lacerda (roupa listrada)
A Secretária de Saúde do município de São João do Sóter (MA), Maria do Carmo Lacerda, participou em São Luís, nos dias 2 e 3 de fevereiro, do Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde.

Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems) e com o tema “Juntos Superando os Desafios do SUS”, o evento realizado no Rio Poty Hotel, favorece a proximidade entre os gestores públicos de saúde nas instâncias municipais, estaduais e federal.

Após a abertura; o secretário estadual de Saúde, Calos Lula, que na oportunidade representou o governador Flávio Dino, deu prosseguimento ao evento com a apresentação da estrutura organizacional da SES. “Precisamos fortalecer o sistema único de saúde, com estados e municípios se dando as mãos, tratando os problemas e buscando soluções conjuntas. Os recursos são escassos e precisam ser otimizados, por isso, estamos tratando a saúde de forma regionalizada”, ressaltou o secretário.


O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems, Mauro Junqueira, fez uma conferência sobre o tema “Os desafios da gestão municipal de saúde”. “É importante que os prefeitos estejam unidos e à frente do processo, pois quem executa política pública nesse país é o município. É através dessa união que nós podemos crescer e vencer”, afirmou.

Tema central do Seminário, a judicialização da saúde nos municípios, foi abordada com ênfase nas medidas que os gestores municipais podem adotar, tanto internamente quanto no relacionamento com os órgãos do sistema da Justiça, para reduzir as demandas judiciais na saúde.

“A judicialização consiste em uma intervenção do judiciário como a última alternativa para obtenção de medicamento ou tratamento que não tenha sido ofertado por diferentes motivos, normalmente de ordem orçamentária”, explicou o secretário Carlos Lula.

O encontro também levantou debates sobre o papel do COSEMS na Construção do SUS, Judicialização da Saúde, A Política de Saúde no Brasil e os Componentes da Gestão do SUS, Fortalecendo a Gestão Municipal de Saúde com Ênfase na Melhoria dos Indicadores de Mortalidade Materna e Gestão do Sistema de Informação da APS e Vigilância em Saúde, dentre outros .

Secretárias de Saúde de Coelho Neto , Cristiane Bacelar de Duque Bacelar ,
Kamila Santana e Dr. Vinícius Araújo, Presidente do Cosems MA
O presidente do Cosems e secretário municipal de saúde de Coroatá, Vinicius Araújo, reforçou a importância do desenvolvimento das ações regionalizadas e o apoio do poder público estadual aos municípios. “É essa regionalização que devemos levar em frente. O governador Flávio Dino, representado pelo secretário de Saúde, Carlos Lula, tem sido um parceiro diário dos municípios”, disse o gestor.

Também participaram do Seminário o representante do Ministério da Saúde no Maranhão, Dirceu de Andrade; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema; o representante dos coordenadores da Comissão Intergestores Regional (CIR), Uerlan do Vale; e, representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o assessor da unidade técnica do programa Mais Médicos, Glauco Oliveira.

“É muito importante nesse momento, esse diálogo com as equipes das secretarias para conhecer a realidade de cada município, a estrutura técnica, administrativa e financeira para verdadeiramente podermos ofertar uma saúde de qualidade aos usuários do SUS”, enfatizou a secretária Lacerda.

Mano Santos
MTE: 0001419
Fotos: SECOM-MA e Portal Leste


Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment