Chapadinha sedia com sucesso 5ª e última Agritec do ano

 

O Governo do Maranhão, por meio do Sistema SAF e parceiros, promoveram entre os dias 1º e 3 de dezembro no município de Chapadinha a última Feira de Agricultura familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) de 2016.

A Agritec integra um conjunto de ações para o fortalecimento do setor rural em todo o estado. Tem o objetivo, levar conhecimento e acesso às novas tecnologias fáceis e de baixo custo aos agricultores familiares do Maranhão.

A exemplo de outras edições, em Chapadinha ocorreram mostras de artesanato, gastronomia regional, apresentações culturais e exposições. Também houve rodada de negócios e comercialização de produtos da agricultura familiar. 

Autoridades do Estado e regionais prestigiaram o evento. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a Agritec é uma política pública para o setor de produção que tem apresentado números positivos.

“O Governo Flávio Dino é um governo para todos, com oportunidades iguais. A Agritec é uma ferramenta que o Governo do Estado criou para desenvolver a agricultura por meio do conhecimento e produção. É impossível desenvolver o Maranhão sem que tenhamos uma agricultura familiar forte, porque essa atividade tem a capacidade de gerar alimentos, oportunidade para que milhares de pessoas tenham acesso à renda e consigam desenvolver outros setores econômicos”, enfatizou o secretário da SAF, Adelmo Soares. 

Durante o evento, o Governo do Estado entregou 18 kits do programa ‘Mais Feiras’, 260 forragedeiras para agricultores familiares beneficiários do ‘Mais Produção’ na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, mais de 1300 toneladas de sementes – por meio do programa ‘Mais Sementes – além de 11 carros que serão utilizados para dar apoio aos serviços de assistência técnica e extensão rural e fortalecer a infraestrutura da Agerp/MA, beneficiando os municípios do Baixo Parnaíba. 

“Hoje a gente tem a Agritec que não existia, tem distribuição de sementes que nunca teve no nosso estado, tem tecnologia a disposição. E assim a gente vai melhorando a produção para que tenha mais comida e haja emprego, oportunidade de trabalho, que esse é o caminho principal para desenvolver o Maranhão. É a soberania popular em favor dos que mais precisam se traduzindo em políticas públicas para quem mais precisa com esse grande foco de elevação da produção”, disse o governador Flávio Dino.

O Sistema SAF é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) . Embrapa, Sebrae, Prefeitura de Chapadinha formam o grupo de parceiros.

Os setores ligados aos movimentos sociais participantes são Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf-MA), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Mano Santos
MTE: 0001419
Colaboração ASCOM-GOVMA e SAF









Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment