A Prefeitura de São João do
Sóter, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou no final
do mês de janeiro, a VIII Jornada Pedagógica para professores das escolas nas
zonas urbana e rural. A jornada estabelece metas para a melhoria do processo da
aprendizagem em todas as modalidades de ensino e visa alcançar bons resultados
na Prova Brasil deste ano.
O evento trouxe como tema:
Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação. O encontro aconteceu no
Ginásio Carlito Mendes, anexo a escola Roseana Sarney, e mobilizou todos os
educadores da rede de ensino do município, tendo a frente a equipe pedagógica
da Secretaria de Educação.
Na abertura da Jornada
estiveram presentes também os vereadores Nonato de Deus, Lainara do Ló e
Reginaldo Alencar, Secretários, Coordenadores e Assessores Municipais.
Compartilhar e construir
saberes, além de consolidar o plano de ensino para 2016 das
escolas municipais, estava entre os objetivos do evento. Os debates abordaram
temáticas nas diversas áreas do conhecimento e modalidades, cujos temas,
relacionados ao processo ensino-aprendizagem à luz da educação inclusiva,
visando melhorar a prática pedagógica de nossos profissionais e a qualidade da
educação na rede municipal de São João do Sóter.
“Esse encontro é de suma
importância para preparar os professores que vão encarar o ano letivo buscando
melhores índices educacionais. A gente traça os objetivos, e, no decorrer do
ano, vamos trabalhar para conseguir isso”, enfatizou a Secretária de Educação
Joelma Coutinho.
De acordo com a prefeita
Luiza Rocha, a Jornada Pedagógica é muito importante para nortear as ações
educativas durante todo o ano, por isso é fundamental que todo o planejamento
seja proveitoso “O Município tem feito sua parte, primeiro dando a
infraestrutura para alunos, professores e funcionários, com uma escola de
qualidade, em seguida salários em dia e com o piso exigido pelo MEC“, frisou a
prefeita.
Os temas foram discutidos
também durante as oficinas, com a participação das palestrantes Marilda de Fátima
Lopes Rosa, que falou sobre os valores humanos na integração da diversidade e
Natalia Reis, Diretora do Centro de Autismo de Belém do Pará. Ao final da
jornada, cada grupo apresentou sua proposta e entendimento sobre o tema
proposto.
“Esse ano a Semed repetiu
uma metodologia a nosso ver muito correta, que é a jornada pedagógica. Durante
todo o evento debateram e refletiram sobre o contexto educacional em São João
do Sóter e no final, todos formataram um plano de ação, com o objetivo de
avançar nos índices do Ideb”, disse a vice-prefeita Josa.
Por Mano Santos e Análio
Júnior
Fotos: Ccom São João
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