AGERP realiza distribuição de sementes à produtores rurais da região


O Governo do Maranhão está realizando a entrega de sementes de arroz e milho, como parte do Programa Mais Sementes. A Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP-MA) é a responsável pela distribuição aos agricultores, a partir dos dados coletados por meio do pré-cadastro de produtores realizado pela internet, iniciado no final do ano passado.

Os agricultores interessados em receber sementes de arroz, feijão, milho, hortaliças ou frutas acessaram o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) e preencheram com seus dados pessoais e da propriedade em que será feito o cultivo, selecionando as variedades de cada cultura.

A distribuição está priorizando quem primeiro se cadastrou e as regiões onde já se iniciou o plantio e está sujeita à disponibilidade para cada região/município. Para os produtores que não puderam fazer o pré-cadastro, será possível fazê-lo nos pontos de distribuição e garantir assim as sementes.

A ação está beneficiando municípios de atuação da AGERP/Caxias, que inclui também Afonso Cunha, Aldeias Altas, São Soão do Sóter, Coelho Neto, Duque Bacelar, Matões, Parnarama, dentre outros. 

Seguindo este critério de pré-seleção, em Caxias pequenos produtores de várias localidades rurais estão sendo beneficiados. As sementes estão sendo distribuídas a 20 comunidades localizadas no 3°distrito, a 14 comunidades no 2°distrito e a 10 comunidades no 1°distrito. 

Uma das regiões beneficiadas inclui os povoados Engenho D’água, Nazaré do Bruno e Rodagem, área que concentra mais de 35% da produção agrícola no município.

Para o ex-diretor da AGERP, Antônio Ximenes, liderança política e comunitária daquela região, o repasse das sementes, fortalece a produção rural e atua diretamente na elevação da renda do agricultor.

“As sementes de arroz e milho, distribuídas pelo programa Mais Sementes, estão apresentando grande aceitação pelos agricultores, principalmente pela sua qualidade e potencial de germinação”. 

Ximenes que é agrônomo, acrescenta que “Quando se oferece sementes selecionadas, facilita muito a vida de produtor rural, que tem uma produção assegurada. São sementes de boa qualidade sendo distribuídas aos agricultores familiares da nossa regional.

Mano Santos








Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment