Conciliadores vão atuar na mediação de conflitos apresentados à Justiça |
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abre inscrições, no período de 29 de julho a 2 de agosto, para mais um curso de Formação de Conciliadores. Desta vez, a capacitação acontecerá em Caxias, na Faculdade de Ciências e Tecnologias do Maranhão (Facema), no período de 10 a 14 de agosto.
Estarão disponíveis 30 vagas, sendo 15 para servidores do Judiciário - que deverão inscrever-se pelo Sistema Tutor, na plataforma Sentinela, no site do Tribunal de Justiça (www.tjma.jus.br) – e, mais 15 para acadêmicos da respectiva instituição de ensino – que, por sua vez, deverão realizar as inscrições junto a própria faculdade.
A capacitação está entre as mais procuradas pelo público da ESMAM, sempre com inscrições que excedem o número de vagas, motivando a Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento a organizar novas turmas frequentemente.
O curso, com carga horária de 30h, será dividido entre os turnos da manhã (08h às 11h) e da tarde (14h às 17h), e ministrado pelo conciliador e instrutor Washington Souza Coelho, certificado no Curso de Instrutores de Conciliadores e Mediadores pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Washington Coelho também é bacharel em Direito, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e em Direito Empresarial.
ASSUNTOS – Dentre os assuntos a serem abordados, destacam-se: “Introdução aos Meios Alternativos de Solução de Conflitos”; “Comunicação e Conflito”; “Teoria da Comunicação”; “Teoria Geral do Conflito”; “Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (MASCs)” e “Enfoque normativo e ético da conciliação e suas aplicações no Poder Judiciário”, a partir dos princípios dispostos na resolução 125/2010 do CNJ, dentre outros.
CENTROS - No Maranhão, os centros de conciliação promovem sessões e audiências de mediação nas áreas cível, fazendária, previdenciária, de família ou dos juizados especiais cíveis, criminais e da fazenda pública.
No total, 17 unidades atendem os interessados em negociar conflitos, sejam judiciais ou não. São sete em São Luís: no Fórum Desembargador Sarney Costa, Uniceuma I e II (Renascença e Cohama), no Centro (Rua do Egito), FACAM e UNDB, além de um específico para a classe empresarial na sede da FIEMA (Cohama). No interior, são 10: em Imperatriz (3), Caxias (2), Bacabal (2), Balsas (1), Chapadinha (1) e Timon (1).
*Mais informações com a ESMAM - pelo telefone (98) 3235.3231/ ou com a Facema – pelo (99) 3422.6800.
Blogger Comment
Facebook Comment