30 escolas da cidade de Matões funcionam em tempo integral


Desde o início de março deste ano, está funcionando no município de Matões, o Programa Mais Educação, que contempla 30 escolas com período integral de aula, sendo 25 na zona rural e 5 na sede. O programa aumenta a oferta educativa nas escolas públicas municipais por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação científica e educação econômica.
Segundo o secretário de Educação do município, Gabriel Tenório, "o regime é de 7 horas de permanência do aluno na escola, onde são ofertados assistência e monitoramento necessários para o desenvolvimento educacional da criança, com alimentação oferecida três vezes ao dia: lanche, almoço e lanche". Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio de acordo com as atividades. As escolas beneficiadas também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As escolas da sede que estão no programa Mais Educação são: Padre Delfino (no bairro Mangueira), Mãe Romana (Centro), Costa e Silva (Centro), João Alves de Morais (bairro Lagoa) e Rodrigo de Oliveira (conjunto Rubelândia). Recentemente foram selecionados pela Secretaria municipal de Educação do município, 228 monitores que foram chamados para atuar no programa. 

Fonte: Jornal Tribuna do Leste
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário