Por Mano Santos
O município de Caxias (MA) foi contemplado com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC / Brasil Sem Miséria, do Governo Federal e por meio do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS estará oferecendo cursos profissionalizantes para capacitar jovens a partir dos 18 anos. A meta inicial é qualificar até dezembro de 2012, cerca de 400 pessoas em diferentes áreas de atuação.
As vagas são disponibilizadas em instituições parceiras do Governo do Maranhão e Prefeitura de Caxias nos programas educacionais, são elas: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A princípio, em Caxias, os beneficiários poderão se inscrever para os cursos de comandos hidráulicos, eletrotécnica, técnico agrícola e técnico em saneamento ambiental. O público-alvo são estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública e alunos da Educação de Jovens e Adultos.
As matrículas terão início no mês de fevereiro e serão realizadas na sedes dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, nos bairros Pirajá, Itapecuruzinho, Caldeirões, Mutirão e Bacuri (Sede) e no CRAS do Brejinho (zona rural).
“Esta é uma das mais importantes ações da prefeitura de municipal em parceria com o governo federal para com as pessoas em situação de pobreza extrema, possibilitando dessa forma, a capacitação e posteriormente a inserção dos mesmos no mercado de trabalho”, afirmou Fátima Ligouri, Secretária de Assistencial Social da cidade de Caxias.
Para participar do Pronatec/Brasil Sem Miséria, o candidato, deve ser beneficiário do Bolsa Família com idade a partir dos 18 anos e apresentar para a inscrição os documentos: Número de Informação Social (NIS) da família e o Cadastro para pessoas Físicas (CPF). Qualquer membro da Família poderá se matricular nos cursos, não havendo limites por família. Além da gratuidade da mensalidade, o Programa também isenta o beneficiário dos custos com material didático.
0 comments:
Postar um comentário