Jogo entre amigos marca aniversário do veterano Cabo

Por Mano Santos

A bola rolou no último domingo, no campo Society do Ginásio João Castelo em Caxias (MA). A partida não era válida por nenhuma competição; mas tinha um valor simbólico muito mais importante. Foi um dia para Antônio da Conceição, ou melhor, Cabo, reunir os amigos em comemoração aos seus 54 anos de vida.
Em campo, um desfile de atletas veteranos que em época não muito distante, fizeram a alegria de seus times e de suas torcidas. Os amigos de Cabo se dividiram em duas equipes: Grená versus Amarelo, onde o que menos importava era o resultado da partida.
Mas, como evitar que um simples jogo festivo se transformasse numa partida disputada, como se fora valendo pontuação. É difícil e quase impossível, parecia que todos queriam a vitória como forma de presentear o aniversariante. Ele que atuou pelos dois times, pode-se dizer um vitorioso, mas, quem na verdade saiu de campo com resultado positivo foi o time Amarelo com o placar favorável por 5x4.
Os gols partida foram marcos por: Tibila, três vezes e Eduardo em outras duas oportunidades para os o time de Amarelo, enquanto Chiquinho Sales marcou três e Rogério completou os gols do time Grená. O árbitro da partida foi o folclórico Zé Marmota.
Muitos de seus colegas preferiram assistir ao duelo da arquibancada; Raimundo Rico, Pinheiro e Jorjão foram exemplos. Até o jovem advogado Dr. Léo Coutinho fez questão de prestigiar a partida que no final acabou mesmo numa grande confraternização, com direito a muita cerveja e churrasco na AABB- Caxias.







Histórico
Cabo, que nos gramados compensou a baixa estatura com habilidade, velocidade e dribles rápidos jogando como meia-atacante, atuou praticamente pelas principais equipes do futebol amador da Princesa do Sertão nas décadas 70 e 80, no entanto, faz questão de lembrar-se do esquadrão do Ferroviário do qual integrou o elenco várias vezes campeão caxiense. Cabo também defendeu as cores da cidade em competições interestaduais e até regionais.
Os feitos do nosso goleador dentro campo, em tempos áureos de futebol, fez dele personagem de uma reportagem Especial da ESPN Brasil, no ano de 2009. Os repórteres Helvídio Mattos, Mendel Bydlowski e Rubens Pozzi, de passagem por, Caxias, na cobertura da Copa do Brasil daquele ano, foram convidados de honra do nosso atleta, justamente quando completava meio século de vida.
Como o futebol virou vício, Cabo não larga as “peladas” nos finais de semana e sempre consta na relação do Ferroviário de Veteranos, nas disputas de Campeonato de Futebol da categoria Máster em Caxias e em cidade vizinhas.








Ficha Técnica
Aniversário do ex-jogador Cabo
Campo Society João Castelo em Caxias (MA)
Em 29/12/2012

Grená 4x5 Amarelo
Grená – Genilson, Salvador, Orlando e Tom, Bellar, Dedão e Rogério, Chiquinho Sales e Amaru. Depois: Sílvio, Sandoval, Mearim e Cabo.
Amarelo – Jefferson, Amarildo, Edvan e Baca, Tiririca, Toinho e Carvalho, Eduardo e Cabo. Depois: Luiz, Tibila e Siqueira.
Árbitro: Zé Marmota.
Gols: Chiquinho (3) e Rogério para o Grená. Eduardo (2) e Tibila para o Amarelo.
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário