Por Mano Santos
O Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, responsável pelo atendimento e acompanhamento de casos de DTS’ e HIV no município de Caxias (MA), promoveu na manhã desta quinta-feira (15), o 1º Seminário Municipal da Juventude versus AIDS. O evento reuniu no auditório da Universidade Estadual do Maranhão, dezenas de alunos da rede pública de ensino, agentes comunitários de saúde e sociedade civil organizada.
O evento durou cerca de quatro horas. Entre os conferencistas, a professora Poliana Rossi, da Bemfam de São Luís, palestrou sobre saúde reprodutiva; conceituando temas importantes como higiene pessoal, prevenção de DST’s e gravidez na adolescência,
Durante o seminário, a coordenadora do CTA, Maria José, divulgou números sobre novos casos de AIDS em Caxias em 2011. De acordo com levantamento da entidade, o município registrou um aumento considerável em relação ao ano passado.
Até o mês de novembro, 54 novos casos de pessoas soropositivas ao HIV foram confirmados; um aumento de 9,9% em relação a 2010. “É praticamente um novo caso de AIDS que surge em Caxias a cada semana. É mais preocupante saber que esses números podem ser ainda maiores, uma vez que muitos evitam fazer o teste, a maioria pelo próprio medo do resultado”, frisou Maria José.
De acordo com o levantamento do CTA, atualmente Caxias tem 340 portadores do vírus HIV. A maioria são mulheres entre 16 a 49 anos e que mantém um relacionamento estável. “As mulheres são em maior número porque elas se testam mais; se os homens fizessem o mesmo, poderíamos ter dezenas de nonos casos”, frisou Maria José
Cartilhas, panfletos e preservativos foram distribuídos para os participantes. O Seminário Juventude versus AIDS contou com parceria da Bemfam Caxias e de São Luís e fez parte de uma série de atividades do CTA Itinerante, que marcam neste mês de dezembro, a luta de prevenção á AIDS em Caxias.
Palestrante Poliana Rossi |
Maria José (blusa listrada) e a equipe do CTA Itinerante |
0 comments:
Postar um comentário