Jogador do Viana atuou irregular na decisão da Segundinha

Por Mano Santos

O Viana Esporte Clube escalou de forma irregular o jogador Lenilton Pinto Gau, na decisão do Campeonato Maranhense de Futebol da Série B, sábado (26) no estádio Djalma Campos. Niltinho como é conhecido atuou na final, mesmo estando suspenso com três cartões amarelos. A partida terminou 1x0 para os vianenses, resultado que garantiu ao time da baixada o título da competição.
Se for punido, o Viana pode até perder o titulo da Segundinha. Mas, a vaga para a elite do futebol maranhense para 2012 já está garantida, isso porque a infração ocorreu apenas nos jogos decisivos, onde não implica na perda de pontos da fase classificatória, que também teve a participação do Timon Esporte Clube.
Dos 11 jogos disputados pelo Viana na Série B, Niltinho jogou nove vezes. O atleta recebeu o primeiro cartão amarelo no Estadual na vitória contra o Timon (2x0), dia 3 de setembro. O árbitro do jogo foi Edilson Santiago Cardoso. O jogador vianense foi advertido com o amarelo aos 41 minutos do segundo tempo, por uma jogada boba, um empurrão no adversário.
O segundo cartão amarelo veio no jogo do dia 10 de setembro em Caxias, diante do Sabiá FC. Niltinho além de fazer o gol da vitoria, foi punido pelo árbitro José Carlos Alves Pereira com um amarelo ainda no primeiro tempo.
Niltinho jogou outras duas partidas e passou batido, sem ser advertido. Mas, no jogo do dia 15 de outubro, ele fez o terceiro gol na goleada sobre o Timon (4x1). E antes que a partida se encerrasse, recebeu o primeiro cartão amarelo na etapa inicial e aos 40 minutos do segundo tempo, tomou o segundo amarelo,  conseqüentemente foi expulso, o que de acordo com o Regulamento Geral de Competições da CBF, os dois cartões amarelos no mesmo jogo, precedido de expulsão, não computados na série de 3. O árbitro desse jogo foi Josenildo Assis Pereira.
Nos dois jogos seguintes, nas derrotas contra Sabiá FC (2x0) e Timon (2x1), Niltinho não foi relacionado pelo técnico Celinho, primeiro porque tinha que cumprir a automática e depois por opção do próprio treinador.
Na primeira partida das finais do campeonato, dia 19 de novembro, Niltinho jogou e foi punido com cartão amarelo pelo árbitro Cléidison Luis Sousa Santos. Sendo esse o terceiro cartão da Série, portando impedia o jogador de atuar na finalíssima, sábado passado na cidade de Viana, uma vez que o atleta teria que cumprir um jogo de suspensão.
Todas as penalidades podem ser obtidas facilmente no site da própria Federação Maranhense de Futebol que divulgou cópias das súmulas de todos os jogos do Estadual da Série B 2011.

Veja o que diz o artigo 59, item três, do Regulamento Geral de Competições da CBF sobre o caso.
3. Quando, na mesma partida, um atleta recebe um primeiro cartão amarelo e posteriormente recebe um segundo cartão amarelo, do que resulta a exibição do cartão vermelho, os cartões amarelos que precederam ao vermelho não serão considerados para o cômputo dos três cartões amarelos que resultam em o impedimento automático.
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário