Caxias ganha novo Fórum do Judiciário

A Cidade Judiciária de Caxias, situada a 360 Km de São Luís, recebeu nesta quinta-feira (3) mais um órgão da Justiça: o Fórum “Desembargador Arthur Almada Lima”, construído pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Com mais esta obra, o complexo passa a abrigar na mesma área os serviços da justiça federal, eleitoral, estadual e, em breve, trabalhista.
A solenidade de inauguração foi presidida pela desembargadora Cleonice Freire, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Durante a solenidade foi instalada a 5ª Vara da comarca, criada pela Lei Complementar n.º 87/2005, com competência, segundo o Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado, para o Tribunal do Júri e Execução Criminal.
Afastado para assumir o governo do Estado interinamente, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, foi homenageado com uma placa oferecida por colegas magistrados, entregue pelo desembargador Cleones Cunha, corregedor eleito.
Gedeon, que nasceu em Caxias, disse se sentir orgulhoso em participar de um momento histórico, em sua cidade natal e lembrou que o seu pai Fause Elouf Simão, vereador por 32 anos na cidade, já falecido, se empenhou para conseguir um fórum melhor para a comarca, adequado à demanda judicial da cidade e dedicou a ele essa conquista.
Na solenidade, também receberam uma placa pelos relevantes serviços prestados à justiça de Caxias os desembargadores José Pires da Fonseca, Josefa da Costa e Arthur Almada Lima Filho (aposentados), Raimundo Melo, Jaime Araujo, e os juízes Maria Mendonça, Luiz Belchior, Milton Bandeira Lima, Carlos Veloso, Andrea Lago, Cristiano Simas, Ferdinando Serejo, Leoneide Amorim, Rodrigo Nina, Sidarta Gautama, Paulo Gomes, Clésio Cunha e Antonio Manoel Velozo.
Prestigiaram a cerimônia, além de diretores, servidores e assessores do TJ, juizes auxiliares e vários desembargadores da ativa e aposentados. Presentes ainda o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; juízes, defensores públicos, procuradores, advogados. Também os deputados Sétimo Waquim, Alexandre Almeida, Magno Bacelar, Cleide Coutinho; os prefeitos João Castelo, Humberto Coutinho, Socorro Waquim, Suely Pereira; o bispo da arquidiocese de Caxias; a procuradora geral de Justiça Fátima Travassos; o presidente da OAB-MA Mário Macieira; a presidente do TRT-MA Márcia Andreya Farias; defensor público geral Aldy Melo o ex-ministro Edson Vidigal.





O FÓRUM – A comarca de Caxias tem como termos judiciários as cidades de São João do Soter e Aldeias Altas. O Fórum possui 6.300 m2 de área construída num terreno de 23 mil m2, localizada no bairro Campo de Belém. A unidade tem espaço para 5 varas e 1 juizado especial cível e criminal; um salão do júri com capacidade para 179 lugares, estacionamento para 135 veículos, gabinetes para juízes; recepção, almoxarifado, depósitos, dois elevadores; centro de processamento de dados, copa/refeitório, salas para arquivos, audiências e oficiais de justiça, espaço para OAB e Ministério Público; sanitários, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais, dentre outras dependências.



CAXIAS – A cidade de Caxias faz parte da região dos Cocais. Segundo estimativas do IBGE de 2010, possui cerca de 156 mil habitantes e é o 4º município mais populoso do estado.

Por: Amanda Mouzinho/TJMA
Fotos: Mano Santos
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário