Por Mano Santos
Moradores do povoado Caxirimbu, no 2º Distrito, bem como de localidades vizinhas receberam na última sexta-feira (23), vários profissionais de saúde durante ação conjunta idealizada pelo CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e que teve parcerias com as demais secretarias do município de Caxias (MA). Por meio dessa iniciativa, as famílias puderam receber na própria comunidade uma série de atendimentos de saúde preventiva.
A Prefeitura de Caxias disponibilizou consultas médicas, atendimento odontológico, fisioterapia, vacinação e também foi feita a distribuição de contraceptivos e preservativos pelas equipes da BEMFAM e CTA. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde com auxilio de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses distribuíram panfletos e folhetos explicativos sobre a prevenção de várias doenças, entre elas: Dengue, Malária e Calazar.
Os procedimentos médicos foram realizados na escola municipal Flora Alves de Andrade. O evento “Saúde do Homem e Planejamento Familiar”, teve participação ainda da Secretaria de Assistência Social, Vigilância Epidemiológica, Meio Ambiente e Educação. Também somaram apoio, a Brigada Florestal do IBAMA e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Facema e de Enfermagem do CESC/UEMA.
Dentre os atendimentos de saúde preventiva, foram ministradas palestras e realizadas aferição de pressão arterial, testagem de Hepatite B, triagem auditiva, anaminesia ocupacional, atendimento médico especializado do trabalho e orientações de planejamento familiar.
Segundo Michélle Melo, diretora do CEREST, o principal objetivo dessa mobilização foi levar cidadania para os moradores da zona rural. “É a prefeitura trabalhando efetivamente para quem mais precisa. Aqui podemos testemunhar a felicidade das pessoas ao receber todos esses serviços. Com certeza, essa mobilização será estendida a outros locais”, garantiu.
De acordo com os órgãos envolvidos na ação, um grande número de pessoas buscou os diversos atendimentos naquela localidade. Ao todo foram mais de 2 mil pessoas atendidas pelo projeto “Saúde do Trabalhador Rural”.
0 comments:
Postar um comentário