Apresentações culturais marcam o Dia do Folclore em Caxias







Por Mano Santos

Resgatar o folclore e a cultura popular foi o objetivo da comemoração pelo Dia do Folclore promovida pela Prefeitura de Caxias (MA), no átrio do Centro de Cultura, na última segunda-feira (22). As atividades que englobaram apresentação de bumba-boi, reisado, baião e musica instrumental atraíram um grande público.
Antes de iniciar as apresentações, o poeta Wybson Carvalho, membro da Academia Caxiense de Letras, falou ao público sobre a importância da data. Já a Secretária Municipal de Cultura, Valquíria Fernandes, em nome do prefeito Dr. Humberto Coutinho, agradeceu a presença dos artistas e do público, dando ênfase às atividades desenvolvidas pela sua pasta como forma de manter em evidência a cultura local.
O produtor cultural, Raimundo Nonato, mais conhecido como Pelé, foi quem deu o tom inicial das festividades. Ele comandou a apresentação do grupo Dança do Lili. Com vestimentas singulares, cantos nordestinos, encenações e um jeito diferente de bailado, os integrantes da Dança do Lili contagiaram o público durante 40 minutos.
“É uma realização para nós. Sempre que nos apresentamos em público é como se fosse pela primeira vez. Queremos surpreender e agradar aos expectadores”, disse Pelé.
Com uma roupagem característica de época, feitas de fibra e palha de carnaúba, utilizando máscaras que representam uma comunidade em saudação ao Santos Reis, em louvor a chegada do Messias, o grupou de Reisado Encanto de Caxias, incrementaram as comemorações do Dia do Folclore no município.
Os Caretas como são popularmente conhecidos na região, são personagens tipos humanos e animais, seres fantásticos humanizados, cheios de energia e determinação que por mais de meia hora, numa espécie de “batalha”, dançaram, cantaram e também se divertiram com os demais figurantes a exemplo da seriema, da burrinha, do galo, do boi e outros mamulengos.
O Dia do Folclore também teve espaço para música instrumentalista e o melhor do forró Pé-de-Serra além do som do Baião do Grupo Os Guanarés. No entanto, uma das grandes apresentações da noite ficou por conta da participação do Bumba-Meu-Boi Encanto de Caxias
Ao som de orquestra, o Bumba-Meu Boi mostrou suas próprias canções que já haviam animado todo o período junino. Índias, Índios, e a mãe Catirina não poderiam faltar. Personagens emblemáticos que fazem do folguedo uma das mais ricas expressões folclóricas do Mundo.
As apresentações comemorativas ao Dia do Folclore em Caxias duraram pouco mais de três horas, mas foi o suficiente para agradar ao público presente no Centro de Cultura.


















Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário