Por Mano Santos
O prefeito Caxias, Humberto Coutinho, participou na manhã desta quinta-feira (14), no Ginásio de Esportes João Castelo, do sorteio de endereços de 1.000 unidades habitacionais do Residencial Eugênio Coutinho, no bairro Teso Duro. O trabalho foi coordenado pela Caixa Econômica Federal com auxilio dos servidores da própria Prefeitura.
Ao todo 2.000 famílias tiveram o sonho da casa própria, realizado através do Programa Minha Casa Minha Vida no município de Caxias. O sorteio dos endereços das outras 1.000 residências deve ocorrer em data ainda a ser definida pela gerência da Caixa.
O vice-prefeito Júnior Martins também esteve prestigiando o sorteio que reuniu centenas de pessoas. Animado com o novo endereço, o técnico em educação física, Cardoso Coimbra contou que está ansioso para poder receber logo a sua chave. "Moro de aluguel e tenho a vida muito apertada por conta das despesas. Agora com a minha casa, que tem uma prestação baixa, as coisas vão melhorar para mim", diz.
Entre as mil casas sorteadas esta manhã, 120 foi direcionada aos grupos especiais, incluindo: deficientes físicos, idosos e portadores de doenças crônicas. Participaram do sorteio os candidatos pré-selecionados que tiveram o cadastro aprovado pela Caixa.
“O Minha Casa Minha Vida foi lançado pelo Governo Federal, gerido pelo Município e operacionalizado pela Caixa. A união de forças e o trabalho conjunto foi o que garantiu o sucesso do Programa em Caxias”, ressaltou Silvia Maciel gerente local da Agência da Caixa.
Após conhecer a localização exata do imóvel, o beneficiário sorteado nesta quinta-feira, se dirigia às bancas de formalização e checagem de documentos. A partir desta sexta-feira (15) e também nos dias 18 e 19 de julho, representantes da Caixa Econômica e Prefeitura de Caxias farão vistoria nas residências da qual o beneficiário terá direito. A previsão para a entrega das chaves das casas é a partir do mês de agosto.
Humberto Coutinho enfatizou que a entrega destas duas mil casas vem ajudar a reduzir o déficit habitacional de Caxias. "A política de moradia desenvolvida na nossa administração vem conseguindo reduzir o déficit habitacional. Estamos retirando as pessoas das áreas de risco e dando casa para quem não tinha um teto, assim foram as mais de 6 mil residências que entregamos em sete anos de mandato, com recursos do Minha Casa Minha Vida e contrapartida do município”, frisou o prefeito.
Das 2.000 casas do Residencial Eugênio Coutinho, 240 foram adaptadas para portadores de necessidades especiais com rampas de acesso principal, calçada de contorno para acesso à lavanderia, banheiros maiores e com barras de apoio, além de terem as portas mais largas para os cadeirantes.
A construção do residencial vai beneficiar diretamente mais de 10 mil pessoas. O valor das prestações será equivalente a 10% da renda familiar mensal dos mutuários e serão pagas durante 10 anos. Além da construção das casas, foram feitas obras de infra-estrutura como pavimentação, redes de energia elétrica, de água e fossas sépticas. Cada casa tem área privativa de 42,22 metros quadrados e possui forro PVC, piso em cerâmica, 02 quartos, 01 sala, 01 cozinha, 01 banheiro, 01 área de serviço, 01 terraço.
“A articulação do prefeito Humberto Coutinho em Brasília, através do ex-deputado federal Flávio Dino, do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão junto ao ex-presidente Lula, teve um papel importante na aprovação desse projeto extraordinário que foi a construção deste residencial. É gratificante ver as pessoas alegres, felizes comemorando a conquista de um lugar digno para morar”, destacou Júnior Martins.
O Residencial Eugênio Coutinho foi construindo no bairro Teso Duro, numa área equivalente 980 mil metros quadrados. A Prefeitura de Caxias disponibilizou ainda espaços para a construção de praça, creche, escola e unidade básica de saúde.
0 comments:
Postar um comentário