Tiro de Guerra de Caxias passa por inspeção militar


Por Mano Santos

Em cumprimento às atividades desempenhadas pelo Exército Brasileiro, o Tiro de Guerra 10-002 de Caxias, recebeu na manhã desta quinta-feira (14) o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Flávio Botelho Pelegrini, para uma visita de inspeção.
O chefe militar foi recepcionado pelo Subtenente Danilo e o Sargento Pita, que comandam a corporação local. O vice-prefeito de Caxias, Júnior Martins também prestigiou a solenidade, que ainda contou com as presenças de outras instituições de segurança no município como: Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito e Polícia Militar do Maranhão.
Após a execução do Hino Nacional, a tropa de atiradores desfilou em continência às autoridades. O objetivo é avaliar o nível de instrução e rendimento aplicados aos atiradores, além de verificar as dependências e a parte administrativa da instituição. O desenvolvimento da tropa, a apresentação dos atiradores e as instalações do quartel foram elogiadas por Pelegrini.
De acordo com o Tenente-Coronel, o nível de instrução dos atiradores está "Excelente". "Gostei do que vi, tanto com relação à instrução como em relação às instalações", disse Pelegrini, logo após conversar com os atiradores na Quadra do Tiro de Guerra. Ele ainda destacou também o trabalho do Subtenente Danilo e Sargento Pita. “Eles têm plena consciência de que além das obrigações militares pela chefia que exercem, também tem as questões dos relacionamentos com as autoridades e com a comunidade. E neste quesito os dois têm feito um grande trabalho garantindo melhorias para a corporação”
O vice-prefeito Júnior Martins, reforçou o apoio que a Prefeitura de Caxias tem dispensado ao Tiro de Guerra no município e a valorização do trabalho de cada instrutor e seus atiradores “Nos orgulha ver que o TG faz parte do dia-a-dia de nossa cidade, impondo respeito e auxiliando em diversas ocasiões, seja assistencialista, comunitárias ou não. Vocês fazem parte da historia deste País, transmitindo cidadania e valores morais”, ressaltou Júnior Martins.
O subtenente Danilo enfatizou a parceria entre o Exército e a Prefeitura e elogiou o esforço do Sargento Pita, também responsável pela instrução das turmas do Tiro de Guerra em Caxias que anualmente forma mais de 100 atiradores. “A missão teve por objetivo verificar in loco as condições de trabalho existentes. Entre os quesitos de observação, constaram as instalações, pessoal, organização e material”, concluiu subtenente Danilo
Pelegrini disse ainda está orgulhoso com a cidade de Caxias, pois entre os 217 municípios do Estado somente dois, além da Princesa do Sertão, mantém um Tiro de Guerra, que são Codó e Pedreiras.




TIRO DE GUERRA
O órgão é responsável pela formação de jovens reservistas de segunda categoria, ou seja, que recebe instruções básicas militares ao mesmo tempo em que prestam serviço militar obrigatório por lei. Anexo ao Tiro de Guerra funciona a Junta do Serviço Militar, órgão independente responsável pela emissão da dispensa de incorporação e pelo certificado de reservista. 
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário