Por Mano Santos
Com o objetivo de debater o desafio de harmonizar desenvolvimento e sustentabilidade, buscando soluções conscientes para a destinação dos resíduos sólidos nas grandes cidades, o município de Caxias sediou na manhã desta quarta-feira o segundo Seminário “Política Regional de Resíduos Sólidos e a Gestão Municipal”.
Sob a mediação do Superintendente da CODEVASF, José Ocelo Rocha, o Seminário contou com as presenças de representantes dos municípios de Caxias, Aldeias Altas, São João do Sóter, Duque Bacelar e Coelho Neto, além dos secretários municipais de Agricultura, Manoel Silveira e do Meio Ambiente de Caxias, Ivanilson Pereira.
“A discussão sobre a destinação dos resíduos sólidos é importante porque é um tema presente na vida de todos nós. Seja na produção de petróleo e gás, na construção civil ou no descarte do lixo doméstico”, disse Ivanilson Pereira
José Ocelo Rocha, Superintendente da CONDEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba explanou sobre a lei de Gestão Ambiental Compartilhada para a administração municipal, ressaltando que o trabalho visa não apenas orientar as parcerias institucionais entre Município, Estado e entidades da Sociedade Civil organizada, mas requer também ações integradas objetivando contribuir para o equilíbrio e eficiência do planejamento das cidades a curto, médio e longo prazo.
“Investir na coleta adequada do lixo e em esgotamento sanitário significa preservar o meio ambiente, reduzir os gastos com doenças e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca Ocelo Rocha.
Os municípios participantes do Seminário integram hoje o Consórcio Timbira e apresentaram sugestões que farão parte do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos destas cidades.
Saiba Mais - Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matérias-primas e energia, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Certos resíduos, no entanto, não podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear.
0 comments:
Postar um comentário