Por Mano Santos
Definir estratégias para aumentar a cobertura vacinal em menores de 1 ano de idade. Este foi o tema de reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da Prefeitura de Caxias. O encontro reuniu enfermeiras-chefes e responsáveis pela imunização de crianças nas unidades básicas de saúde da sede e zona rural.
Representantes do Centro de Controle de Zoonoses e Setor de Vigilância Epidemiológica, também participaram da reunião. De acordo com relatório apresentado pelo Secretário de Saúde, Vinícius Araújo, o município precisa melhorar o índice vacinal contra Hepatite B, Rota Vírus e Febre Amarela.
“Muitos municípios enviaram à Secretaria de Estado da Saúde, relatórios fantasiosos, com cobertura vacinal chegando a 400%. Em Caxias, números reais mostram que, apesar do trabalho de conscientização e prevenção, a realidade é outra e por isso estamos reunidos para encontramos uma solução para baixa procura pelas vacinas, especialmente para os recém-nascidos”, ressaltou o secretário.
Foram discutidos também durante a reunião, temas como o enviou à Secretaria Municipal de Saúde dos relatórios mensais de vacinação que as Unidades Básicas são obrigadas a fornecer, além do estoque de vacinas e atendimento ao público.
O secretário Vinícius Araújo, aproveitou a reunião para agradecer todos os servidores da Rede Municipal de Saúde, pelo esforço conjunto que possibilitou ao município no mês de junho, alcançar a meta de vacinação (100%) na 1ª etapa da Campanha de Prevenção a Poliomielite, com mais de 14 mil crianças de 0 a 5 anos imunizadas contra paralisia infantil.
“A rede básica de saúde oferece vacina suficiente para atender a população, mesmo em períodos que não representam campanhas. Isso permitiu Caxias alcançar a meta entre 95 a 100% de imunização contra a tuberculose (BCG) e pólio”, destacou Salomão Xavier, Diretor do Setor de Vigilância Epidemiológica do Município.
Para a Coordenadora de Imunização, Dr.ª Fernanda Batista, todas as reclamações que chegam à ouvidoria da saúde (99-3521-4019), são prontamente anotadas e encaminhadas para o setor competente. Ela destaca ainda que o município de Caxias; conseguiu uma façanha no Estado; ao bater a meta de 100% de atendimento no Programa Saúde da Família.
Rede de Atenção Básica de Saúde em Caxias
Integram a rede municipal de saúde em Caxias, 26 postos, sendo 18 na zona urbana e 8 na zona rural, além do Hospital e Pronto Socorro Dr. João Viana (Socorrão), Hospital Materno-Infantil Sinhá Castelo (Hospital Amigo da Criança), Hospital Geral e o PAM (Centro de Saúde).
Também integram a rede de saúde de Caxias os serviços da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Assistência Especializada/Soropositivos (SAE) BEMFAM, Núcleo Municipal de Informação e Educação em Saúde (NMIEC).
0 comments:
Postar um comentário