Por Mano Santos
Avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este foi o objetivo da VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento realizado nos dias 22 e 23 de julho pela Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Assistência Social em parceira com os Conselhos Municipais; teve como tema central “Avançando na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social com a Valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”.
O local escolhido para a realização da Conferência foi a Casa de Eventos Assunção Festas, no bairro Seriema. Estiveram presentes: usuários dos serviços, representantes governamentais, trabalhadores, prestadores de serviço, membros de conselhos existentes no município, entidades de classe, entre outros. Marly Eugênia Diniz Lemos, abriu os trabalhos na noite do dia 22 (sexta-feira), com uma palestra sobre o tema central. Em seguida, o grupo Dança do Cacuriá, do Centro da Juventude da Volta Redonda, se apresentou ao público, durante o momento cultural do evento.
Na manhã do dia 23 (sábado), o segundo dia de debates da VII Conferencia Municipal de Assistência Social, foi aberto pela Secretária Fátima Ligouri, que falou sobre a organização e o perfil dos usuários do SUAS em Caxias. Houve também apresentação do grupo Dança do Maculelê, do Projeto Resgate da Cidadania.
Depois de lido e aprovado o regimento interno foram formados grupos de discussão que elaboraram questionamentos e propostas em quatro sub-temas: a) Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS. b) Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistênciais. c) Fortalecimento da participação e do controle social. d) Os desafios do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
“O que nós buscamos aqui são propostas para consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores, com objetivo também de melhorar a qualidade de vida e diminuir a pobreza em nosso município, através da inclusão social e da capacitação de pessoas usuárias da rede de atendimento”, destacou Fátima Ligouri, Secretária Municipal de Assistência Social
Ligouri ressaltou a importância dos representantes das entidades assistenciais, conselho tutelar, profissionais liberais e a população de uma forma geral, participarem dos debates que são instrumentos democráticos para a elaboração das políticas públicas para o setor e também para direcionar o trabalho assistencial da Prefeitura de Caxias
Após a realização das plenárias, os conferencistas formularam documento e elegeram 8 delegados e 8 suplentes para a IX Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada ainda este ano em São Luís. Todos os participantes da conferencia local, receberam certificados participação.
SUAS - O Suas foi criado há seis anos para garantir proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, por meio de uma rede descentralizada. O programa engloba também a oferta de benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.
0 comments:
Postar um comentário