Deputado Zé Gentil propõe inclusão de tipo sanguíneo em documentos de identificação

Deputado Zé Gentil - PRB (Foto: ALEMA)
Em tramitação na Assembleia Legislativa do Maranhão - ALEMA proposta do deputado Zé Gentil (PRB), que acrescenta tipagem sanguínea e fator RH nas carteiras de identidade. 

“Grande parte na população desconhece seu tipo sanguíneo e falta desta informação pode ser prejudicial em várias ocasiões, principalmente no caso de acidente em que seja necessária transfusão de sangue, por exemplo”, enfatizou o parlamentar durante a explanação sobre sua proposição no último dia 18. 

De acordo com o projeto de lei, as maternidades, unidades de saúde, hospitais e clínicas - sejam elas públicas ou privadas - também ficarão obrigados a inserir a tipagem sanguínea e o fator RH do recém-nascido junto aos demais elementos identificadores do nascimento. 

O deputado frisou que este tipo de projeto já existe em outros estados, a exemplo da Paraíba, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro e pediu que os demais parlamentares entendesse a importância dessa proposição. 

“Não existe meio melhor do que a carteira de identidade para que sejam disponibilizados os tipos sanguíneos das pessoas para identificação em casos de acidentes”, finalizou.


Por Mano Santos
MTE/DRT - 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment