Governo do Estado realiza terceira reunião da Mesa Quilombola

O Governo do Estado realizou esta semana, no Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA a terceira reunião da Mesa Quilombola para questões fundiárias e agrárias do Maranhão.

Estes encontros têm por objetivo o acompanhamento das ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo no âmbito da regularização fundiária, dentre outras ações nos territórios quilombolas, além de ser um importante espaço de diálogo com entidades representativas dessas comunidades.

Durante a reunião foi feita a leitura da ata da reunião anterior, ocorrida no dia 06 de fevereiro, sendo aprovada por todos os presentes. Foi também entregue a lista dos processos que estão tramitando e os que estão encerrados no órgão, para ciência de todos.

Como parte da discussão, o diretor de regularização fundiária, Levi Alves acordou com os membros da Mesa à elaboração de um cronograma de trabalho com intuito de dar celeridade nos processos de regularização fundiária de todas as comunidades quilombolas.

“Esta é uma questão extremamente importante para otimizar os trabalhos de campo e o acompanhamento das ações já concluídas e as que ainda estão em andamento no instituto”, disse Levi Alves.

Para o quilombola Paulo Dárcio Câmara, da Comunidade Sesmaria do Jardim, este Governo tem de fato olhado para os quilombolas do Maranhão. “Antes éramos esquecidos e hoje vejo os avanços nos territórios quilombolas de Matinha. Estamos felizes porque este Governo representa a nossa comunidade, disse o quilombola.

Estiveram presentes, pelo ITERMA: o presidente Raimundo Lídio, o diretor de Regularização Fundiária, Levi Alves, o diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural, Renê Campos, a Procuradora Jurídica, Juliana Linhares, a assessora de Territórios Tradicionais, Anny Linhares, o chefe de Gabinete, George Reis, o engenheiro agrônomo, Raimundo Salazar, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), União das Associações Quilombolas das Comunidades Remanescentes de Quilombo do M. de Anajatuba (UNIQUITUBA), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Associação do Território Étnico Quilombola
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment