Contando com a presença de homens, mulheres, jovens e crianças, aconteceu na tarde do último sábado (03), a 1ª Conferência Livre de Saúde da Mulher da União Brasileira de Mulheres (UBM) na UEMA. O evento, que teve como pauta o diálogo sobre a saúde da mulher, buscou tratar de temas como o acesso às políticas públicas de saúde da mulher, entre outras questões inerentes ao cotidiano da mulher, abordando sobre seus direitos, dificuldades e trocas de experiências.
Representando a União Brasileira de Mulheres a nível municipal, a vereadora Aureamélia Soares coordenou a conferência ao lado das jovens Rayane Guimarães, da Frente Feminista da UJS Caxias e a aluna de direito, Lorena Sousa. “A UBM é uma organização ampla e que tem a mulher como foco, pois devemos buscar dar voz e obter cada vez mais espaço em nossa sociedade, e me sinto extremamente feliz em podermos junto com as nossas companheiras Ana Carolina e Luciana nos reunirmos para um debate em prol da mulher caxiense”, afirmou a vereadora.
A convite da comissão organizadora estiveram presentes, Ana Carolina Barbosa, representando a Secretaria de Estado da Saúde e Luciana Soares, coordenadora de projetos da executiva nacional da UBM, que abordaram temáticas significativas e falaram sobre a construção de um núcleo da UBM no município. “Para nós é importante este debate para que possamos cada vez mais, trazer a luz, a realidade das mulheres, independente de suas crenças, etnias e orientações sexuais, o nosso debate é prol do desenvolvimento da mulher, e a construção dos núcleos municipais são fundamentais para que possamos estar e constante vigilância do nosso espaço”, concluiu Luciana Soares.
O momento reuniu lideranças locais, como o Edilson da Cohab, coordenador executivo da AGLEPS, representantes do movimento quilombola da Soledade, Claudiane Silva, além da sociedade civil, estudantes, bem como representantes da secretaria municipal de políticas públicas para as mulheres.
ASCOM
Blogger Comment
Facebook Comment