Secretario Adelmo Soares participa da entrega de títulos de terras para agricultores de São Mateus

Agricultores familiares inseridos no Projeto Salangô, foram beneficiados nesta quarta-feira (4), com o recebimento de contratos de concessão de uso da terra. A solenidade ocorreu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, e com contou com as presenças do governador em exercício Carlos Brandão, Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Margareth Mendes, representante da Agerp, prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, dentre outras autoridades.

Nesta primeira etapa, 212 agricultores do município de São Mateus, vinculados a nove associações, foram beneficiados pelo projeto. Atualmente, há produção em 317 hectares do Projeto Salangô. A expectativa para este ano é de um alcance de 600 hectares, com hortifrutis, arroz e sementes de arroz.

A concessão do uso da terra é uma das medidas do Governador do Maranhão, Flávio Dino, que tem investido no aumento da produção por meio da distribuição de insumos, assistência técnica e regularização fundiária. A partir da regularização das áreas do projeto, os agricultores terão segurança jurídica para trabalhar e poderão, inclusive, conseguir financiamento com instituições financeiras de crédito.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares ressaltou que a produção agrícola tem proporcionado números satisfatórios no Maranhão e que os investimentos tendem a serem ampliados para todo o Estado. “Encerramos o ano passado entregando a titulação de terras a 39 agricultores do município de Tuntum e hoje entregamos as titulações aos agricultores de São Mateus, algo considerado essencial para aqueles que cultivam a terra e dela tiram o seu sustento e, com o empenho do Governador Flávio Dino e órgãos parceiros, esses benefícios chegarão a um maior número de homens e mulheres do campo”.

“Sabemos que esse projeto é perfeitamente viável e alimentamos a perspectiva de que até o final de 2018 teremos cerca de 2.500 hectares irrigados. Isso é fruto de um trabalho conjunto e os resultados já estão aparecendo”, declarou o governador em exercício Carlos Brandão.

Investimentos
Desde que o Projeto Salangô foi retomado em 2015, o governo do Estado executou várias ações para garantir o fomento agrícola, como a recuperação de estradas para o escoamento da produção, reforma do centro administrativo e da estação de bombeamento, para a qual foi implementado um sistema elétrico mais moderno, transformadores e bombas submersíveis passaram por manutenção, o canal principal e os secundários também passaram por melhorias, além da abertura de sistema de drenagem.

Em 2016 foram investidos R$ 2.790.885,48 em reformas e manutenção de equipamentos, além da infraestrutura de acesso. Está prevista para as próximas etapas a entrega para os agricultores de kits de irrigação e manutenção de outras onze bombas.

O projeto Salangô
Consiste em um perímetro público de irrigação que compreende uma área de aproximadamente 3.630 hectares, projetado com vários sistemas de irrigação (sistema de irrigação por inundação, por microaspersão e aspersão convencional), que se localiza a margem direita do rio Mearim, a 18 km da sede do município de São Mateus do Maranhão.

Mano Santos
MTE: 0001419
Informações: ASCOM GOV.MA



Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment