Representantes do Estado sobrevoam áreas atingidas por queimadas em Caxias


Famílias que residem na zona rural de Caxias estão enfrentando nas últimas 96 horas uma das maiores tragédias florestais, ao ver terras, animais, casas e pertences consumidos pelo fogo. As queimadas já deixaram mais de 300 pessoas desalojadas nas localidades: Bom Jardim, Brejinho, Nazaré do Bruno, Barriguda, Laranjeira, Terra Dura, Floresta, Cajazeiras, Caxirimbu, Criminosa, São Filipe, Vitória, Capão, Soledade, Sorocaba, Boa Hora, Junco e outras localidades.


A situação de calamidade pública mobilizou o município, Estado e instituições organizadas que criaram o Comitê Emergencial contra as Queimadas.

Representantes de órgãos como a Secretaria Municipal de Agricultura e Defesa Civil de Caxias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, OAB, igrejas, e associações humanitárias, além de populares, que passaram a ser voluntários para salvar vidas, resgatar bens imóveis e na luta contra as queimadas.

Secretário Adelmo Soares e o Comandante do BBM-MA
concedem entrevista ao Programa a Hora da Verdade na
Rádio Sinal Verde Caxias, apresentado por César Sabá
Para ter um diagnostico mais preciso do problema, na manhã deste sábado (15), o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Célio Roberto e o Secretário de Agricultura Familiar do Estado (SAF), Adelmo Soares, fizeram um sobrevôo nas áreas atingidas.

De acordo com o Comandante do BBM, as últimas 48 horas a região do Cerrado do Maranhão, possui 4.810 focos de queimadas: “Caxias apresentado 619 focos de queimada, em torno de 12,9%, sendo o município com maior número de queimadas no Estado. O dobro de queimadas em relação à segunda colocada, Parnarama, com 288 focos, que marca 6% em todo bioma cerrado”, disse.


Cerrado Maranhense com maior foco de queimada no país: 

📌Caxias;

📌Parnarama;

📌Matões;

📌Carolina;

📌Codó;

📌Grajaú;

📌Fortuna;

📌Barra do Corda;

📌Tasso Fragoso;

📌Tuntum;

📌Colinas;

📌Aldeias Altas;

📌Fortaleza dos Nogueiras;

📌Sambaíba;

📌Passagem Franca;

📌Lagoa do Mato.

Em relação ao País Caxias (MA), possui a maior taxa de queimadas com 4,8% em 5.697 focos, deixando a cidade de Cocalinho- MT em segunda colocação, apresentando 3,1% de focos no País no bioma cerrado.

Para combater os focos de queimadas o Corpo de Bombeiros de Caxias ganhou o reforço operacional de guarnições de bombeiros e viaturas de combate a incêndio vindas do 3° Batalhão de Bombeiros Militar em Imperatriz e do Batalhão de Bombeiros Ambiental em São Luís. As equipes especializadas já trabalham de forma integrada no combate ao incêndio sob a supervisão direta do Major Hérisson Mouzinho.

Para potencializar as ações de combate, um reforço de 40 homens e 4 viaturas operacionais, sendo um helicóptero foram enviadas para a região, uma segunda aeronave chega na próximas horas. Por determinação do Comandante Geral, os bombeiros não deixarão o local, enquanto todos os focos não estiverem extintos.

“As famílias que perderam suas casas, devido ao incêndio, estão recebendo o amparo por parte do município e do Estado que não medirão esforços para restabelecer a situação. Além disso, instituições públicas e privadas e da sociedade civil organizada já arrecadaram centenas de donativos que já estão sendo distribuídos para os afetados. A Secretaria de Agriculta Familiar do Estado também estará acompanhando todo o processo de ajuda aos munícipes afetados pelas queimadas em Caxias e nas demais cidades da região”, frisou Adelmo Soares.

Por Mano Santos
MTE: 0001419







Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment