Famílias que residem na zona rural de Caxias estão enfrentando nas últimas 96 horas uma das maiores tragédias florestais, ao ver terras, animais, casas e pertences consumidos pelo fogo. As queimadas já deixaram mais de 300 pessoas desalojadas nas localidades: Bom Jardim, Brejinho, Nazaré do Bruno, Barriguda, Laranjeira, Terra Dura, Floresta, Cajazeiras, Caxirimbu, Criminosa, São Filipe, Vitória, Capão, Soledade, Sorocaba, Boa Hora, Junco e outras localidades.
A situação de calamidade pública mobilizou o município, Estado e instituições organizadas que criaram o Comitê Emergencial contra as Queimadas.
Representantes de órgãos como a Secretaria Municipal de Agricultura e Defesa Civil de Caxias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, OAB, igrejas, e associações humanitárias, além de populares, que passaram a ser voluntários para salvar vidas, resgatar bens imóveis e na luta contra as queimadas.
![]() |
| Secretário Adelmo Soares e o Comandante do BBM-MA concedem entrevista ao Programa a Hora da Verdade na Rádio Sinal Verde Caxias, apresentado por César Sabá |
Para ter um diagnostico mais preciso do problema, na manhã deste sábado (15), o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Célio Roberto e o Secretário de Agricultura Familiar do Estado (SAF), Adelmo Soares, fizeram um sobrevôo nas áreas atingidas.
De acordo com o Comandante do BBM, as últimas 48 horas a região do Cerrado do Maranhão, possui 4.810 focos de queimadas: “Caxias apresentado 619 focos de queimada, em torno de 12,9%, sendo o município com maior número de queimadas no Estado. O dobro de queimadas em relação à segunda colocada, Parnarama, com 288 focos, que marca 6% em todo bioma cerrado”, disse.
Cerrado Maranhense com maior foco de queimada no país:
📌Caxias;
📌Parnarama;
📌Matões;
📌Carolina;
📌Codó;
📌Grajaú;
📌Fortuna;
📌Barra do Corda;
📌Tasso Fragoso;
📌Tuntum;
📌Colinas;
📌Aldeias Altas;
📌Fortaleza dos Nogueiras;
📌Sambaíba;
📌Passagem Franca;
📌Lagoa do Mato.
Em relação ao País Caxias (MA), possui a maior taxa de queimadas com 4,8% em 5.697 focos, deixando a cidade de Cocalinho- MT em segunda colocação, apresentando 3,1% de focos no País no bioma cerrado.
Para combater os focos de queimadas o Corpo de Bombeiros de Caxias ganhou o reforço operacional de guarnições de bombeiros e viaturas de combate a incêndio vindas do 3° Batalhão de Bombeiros Militar em Imperatriz e do Batalhão de Bombeiros Ambiental em São Luís. As equipes especializadas já trabalham de forma integrada no combate ao incêndio sob a supervisão direta do Major Hérisson Mouzinho.
Para potencializar as ações de combate, um reforço de 40 homens e 4 viaturas operacionais, sendo um helicóptero foram enviadas para a região, uma segunda aeronave chega na próximas horas. Por determinação do Comandante Geral, os bombeiros não deixarão o local, enquanto todos os focos não estiverem extintos.
“As famílias que perderam suas casas, devido ao incêndio, estão recebendo o amparo por parte do município e do Estado que não medirão esforços para restabelecer a situação. Além disso, instituições públicas e privadas e da sociedade civil organizada já arrecadaram centenas de donativos que já estão sendo distribuídos para os afetados. A Secretaria de Agriculta Familiar do Estado também estará acompanhando todo o processo de ajuda aos munícipes afetados pelas queimadas em Caxias e nas demais cidades da região”, frisou Adelmo Soares.
Por Mano Santos
MTE: 0001419










Blogger Comment
Facebook Comment