III FEMULI destaca vida e obras de Gonçalves Dias

A Prefeitura de Aldeias Altas, por meio da Secretaria de Educação realizou no dia 28 de agosto, a 3ª edição da FEMULI – Feira Municipal de Literatura, que este ano trouxe como tema central: “O Universo Literário de Gonçalves Dias. O evento teve por objetivo estimular o hábito da leitura e difundir a vida e obra do poeta, por meio da contação de histórias, danças, paródias e exposição de acervo.

Para envolver um maior número de estudantes durante a FEMULI, as atividades foram descentralizadas. Em cada unidade de ensino, sendo 12 na sede e 11 na zona rural, os alunos e corpo docente apresentaram seus projetos temáticos através de exposições que narraram trechos da produção literária de Antonio Gonçalves Dias.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Edivana Ferreira, um dos objetivos principais do evento é valorizar o acervo literário local, por meio da divulgação da obra de Gonçalves Dias, poeta nascido nas Matas do Jatobá, antes arredores de Caxias e que hoje pertence ao território aldeias-altense.

“Estamos estimulando a formação de novos leitores, ao mesmo tempo fazendo essa interação entre alunos, professores e a comunidade em geral. E melhor do que isso, destacando a primazia das obras do poeta Antonio Gonçalves Dias, que para quem não sabe, nasceu em um lugarejo que antes pertencia a Caxias, mas, que hoje engrandece o nome de nossa terra por ser o mais ilustre filho de Aldeias Altas”, destacou a secretária.

Também como parte da FEMULI, foi realizada uma Caminhada Literária em Tributo a Gonçalves Dias. Em cada ponto de parada, apresentações que remeteram à vida e obra do poeta. Foi assim na Escolinha Padre Antonio Ferraris, onde todos puderam ouvir a paródia da música “Asa Branca”.
Na escola Maria do Rosário, a biografia de Gonçalves Dias foi contada em cordel. A declamação da Canção do Exílio ocorreu na escola Professora Ângela Vieira e mais uma paródia, em ritmo de rap da biografia do menestrel que foi encenada na escola Antonieta Castelo.

Ao final da caminhada, no palanque principal, ocorreram outras apresentações, como um documentário sobre a vida de Gonçalves Dias, bem como, a encenação do trecho do poema Juca Pirama, com alunos da escola Vidigal Rodrigues Filho.

O relato sobre a vida do poeta também foi feito por alunos do colégio Teófilo Dias. Já os estudantes da escola Antonieta Castelo, usaram o funk para declamar a Canção do Exílio, que ainda foi parodiada em ritmo de cordel e apresentada em formato de telejornalismo.

Para o prefeito Dr. Tinoco, a Feira proporcionou ganhos ao alunado. “A leitura é fundamental para o crescimento profissional e pessoal de cada estudante, principalmente quando compartilham conhecimentos. As crianças precisam de livros e os pais, professores e a escola são responsáveis por apresentarem a leitura e estimularem as crianças a gostarem de ler”, disse o prefeito.

Já o poeta e escritor, Carvalho Junior, reforçou o papel transformador da literatura e convidou os alunos a conheceram toda a obra de Gonçalves Dias, com o propósito de ampliarem seus conhecimentos.














ASCOM: Aldeias Altas -MA
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment