Prefeitura de Caxias inaugura 1ª Oficina-Escola de Corte e Costura

Alunas da Oficina-Escola de Costura

Por Mano Santos

A cidade de Caxias (MA) foi beneficiada no último dia 17 de dezembro, com a inauguração da primeira Oficina-Escola de Corte e Costura do Município, instalada no antigo mercadinho do bairro Cangalheiro, reconstruído e totalmente adaptado e que faz parte do Projeto Costurando o Futuro, da Secretaria Municipal da Mulher.
Durante o ato inaugural estiveram presentes o prefeito Dr. Humberto Coutinho, o vice-prefeito Júnior Martins, além do presidente da EMBRATIUR, Flávio Dino, deputado estadual Rubens Júnior, vereador Ximenes, padre Jan, Secretária da Mulher, Ana Lúcia Ximenes e dezenas de mulheres que serão atendidas no projeto.
Ana Lúcia durante a coreografia "Não à Violência"
Na abertura da solenidade, integrantes da Secretaria da Mulher apresentaram uma coreografia sobre o tema não à violência, cantando o jingle “Quem Ama Não Bate”, tema deste ano, dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e do Outubro Rosa.
 A 1ª Oficina-Escola de Corte e Costura de Caxias leva o nome de uma mulher que é ícone de superação e determinação na comunidade do Cangalheiro e adjacências. Joana dos Santos Silva, a “Mãe Joana”, que por décadas exerceu o papel de parteira e também de educadora voluntária naquela comunidade. A homenageada se fez presente ao evento e foi ovacionada pelas autoridades.
Presidente da EMBRATUR, Flávio Dino
A instalação em Caxias da Oficina-Escola de Corte e Costura é resultado de emenda parlamenta do ex-deputado Flavio Dino, atual presidente da EMBRATUR. Já a definição da nomenclatura da instituição, foi projeto de lei do vereador Antonio Ximenes. Os dois parabenizaram as mulheres caxienses por mais essa conquista.
O projeto Caxias Costurando o Futuro dará capacitação técnica em costura, corte, modelagem, manutenção básica de equipamentos e afins, seguindo os padrões de excelência que atendam as exigências do mercado, oferecerá apoio na gestão, na organização e na legalização de empresas constituídas pelas costureiras, incentivará o desenvolvimento de empresas de confecção mediante incentivos fiscais e organizará arranjos produtivos locais.
Vice-prefeito Júnior Martins
“Quando a comunidade me questionou sobre o que fazer com o mercadinho que estava meio abandonado, imediatamente conversei com Dr. Humberto, que me surpreendeu ao dizer que o Flávio Dino tinha um projeto para cá, era essa oficina escola e digo a vocês; não teve presente melhor de fim ano do que garantir a todas aqui presentes e às futuras gerações, um espaço que vai garantir aprendizado e qualificação no setor têxtil”, ressaltou vice-prefeito Júnior Martins
O Projeto terá duração de 160 horas/aulas divididas em turmas bimestrais nos turnos manhã e tarde. O objetivo é formar cem novas costureiras ao final de cada módulo de capacitação com uma meta de fechar o ano de 2012, com pelo menos 500 mulheres qualificadas na área de corte e costura. “A oficina-escola vai funcionar como modelo de excelência para capacitação e geração de emprego e renda na nossa região”, frisou Ana Lúcia Ximenes, Secretária da mulher.
“A criação desta oficina-escola atenderá as necessidades das pequenas confecções locais. Vai auxiliar as costureiras no aprendizado para o manejo das máquinas, melhorando seus produtos, qualificando adolescentes para ingressar no setor e conseqüentemente amplia a oferta dessa mão-de-obra qualificada”, ressaltou o prefeito Dr. Humberto. 







Vereador Ximenes

Deputado Rubens Júnior, Mãe Joana, Prefeito Humberto Coutinho e Flávio Dino



Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário