Regulamento “confuso” da Segundinha deixa dúvidas sobre a final



Por Mano Santos

Sabiá FC e Viana já asseguraram acesso à elite do futebol maranhense para a temporada de 2012 por terem sidos campeões do 2º e 1º turnos, respectivamente, da Série B, a Segundinha de 2011. As duas equipes agora decidem quem fica com o titulo geral da competição; no entanto, o regulamento meio que “confuso” causa várias interpretações dependendo do resultado que venha ocorrer na partida de sábado, na cidade de Viana.
No momento, o Sabiá FC que venceu o primeiro jogo em casa por 2x1 tem a vantagem do empate ou quem sabe até uma nova vitória para ficar com o titulo.
Mas, aí vem a dúvida. O Viana precisa vencer com quantos gols de vantagem para ficar com o titulo?. No regulamento, no único item que trata sobre o assunto, artigo 8º fala no final da redação que “...sendo critério de desempate o gol marcado sem o mando de campo”
Só que a redação do artigo é tão confusa e mal feita que não se sabe que o citado item se refere a  uma possível vantagem no placar ou como definição para indicar quem jogaria a segunda partida em casa.
Mesmo que o artigo trate sobre a vantagem do Viana em poder fazer o placar simples, ou até mesmo o Sabiá FC marcar mais que duas vezes na casa do adversário, para dependendo da situação, uma das equipes ficarem com o titulo; fica a pergunta e se o placa de 2x1 se repetir?. Quem será o campeão?, teremos prorrogação? Cobranças de pênaltis?
No artigo seguinte, o 9º, vem listado os critérios de desempate, mas não relata se ele será essencialmente aplicado apenas à fase classificatória ou às duas partidas finais.
A verdade é que as diretorias de Sabiá FC e Viana precisam tirar suas dúvidas antes da bola rolar no próximo sábado, ou quem sabe podemos declarar as duas equipes campeãs de 2011.

Arbitragem
A CEAF definiu a arbitragem para Viana e Sabiá FC na segunda partida da finalíssima da Série B do Estadual, sábado, no estádio Djalma Campos, em Viana. Josenildo Assis Pereira será o arbitro central com assistências de Geilson Mendes dos Santos e Roberto da Costa. Marcos Paulo Furtado Ramos será o suplente, com Carlos César Sousa atuando como delegado da partida.

REGULAMENTO DA SÉRIE B – ESTADUAL 2011
DECISÃO DO CAMPEONATO (SE NECESSÁRIO)
Art. 8º - Se o campeão do 1º turno não for o mesmo do 2º turno, haverá uma decisão entre os campeões de cada turno, em dois jogos (ida e volta), com o clube com o maior número de pontos ganhos em todo o Campeonato, em caso de empate obedecendo os critérios para esse fim, jogando a segunda partida na sua sede, sendo critério de desempate o gol marcado sem o mando de campo”

Art. 9º - Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, o desempate dar-se à observando os critério à baixo, nessa ordem:
I – maior número de vitórias;
II – maior saldo de gols;
III – maior número de gols marcados;
IV – confronto direto entre duas associações;
V – menor número de cartões vermelhos recebidos;
VI – menor número de cartões amarelos recebidos;
VII – sorteio realizado pelo DT/FMF


Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário