Por Mano Santos
O recém construído residencial Eugênio Coutinho, com duas mil moradias, no bairro Teso Duro, foi palco na tarde deste sábado (24), da 1º exposição itinerante de artesanato no município de Caxias. A iniciativa partiu da Secretaria de Planejamento e recebeu adesão das Secretarias do Trabalho, da Mulher e da Ação Social.
A exposição, além de divulgar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Caxias em diferentes projetos sociais, teve como foco também a comercialização dos produtos. Bonecas de pano, balaios feitos à base da fibra do bambu, fronhas, arranjos de flores, panos de prato e até móveis foram expostos durante a feira.
Durante mais de duas horas, na principal praça do habitacional, moradores do residencial Eugênio Coutinho puderam prestigiar o evento. Musica ao vivo harmonizou o ambiente. Para a Secretária de Planejamento Fátima Araujo, a feira é uma das ferramentas possíveis de divulgação do trabalho dos artesãos. “Cada trabalho aqui exporto tem sua particularidade; foi confeccionado com carinho por esses caxienses que só precisam de uma oportunidade para mostrar seus talentos, e é isso que nós estamos proporcionando a eles”, frisou Fátima Araújo.
Dentre os projetos sociais que participaram da Feira com exposição e vendas de produtos artesanais, estiveram o “Projeto de Capacitação ao Usuário”, da Secretaria de Assistência Social, “Empreendedorismo de Mulheres”, da Secretaria da Mulher, “Importância da Qualificação Profissional”, da Secretaria do Trabalho e Economia e “PAC/Caxias”, da Secretaria de Planejamento.
De acordo com a organização, a feira itinerante do artesanato de Caxias pode voltar a ser realizada no residencial Eugênio Coutinho, bem como também deverá ser estendida à outros bairros da cidade.
0 comments:
Postar um comentário