ASCOM / Prefeitura de Caxias
Por Mano Santos
Professores da Rede Municipal de Ensino que trabalham com alunos especiais além de convidados de outras instituições que atuam na área, participaram na manhã desta sexta-feira (26), de palestra sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento que abordou o sistema Braille ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias e foi ministrado pela especialista no assunto, professora Susana Silva Carvalho, do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais – CEEDV de Brasília (DF). A conferência encerrou a 2ª Semana Caxiense de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Antes do início da palestra, a secretária de Educação do Município, Silvia Carvalho falou aos conferencistas sobre os avanços no direcionamento do ensino especial em Caxias. Na seqüência, houve a exibição de vídeo com depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas após acompanhamento de profissionais capacitados em sistemas Braille e Libras.
A professora Susana Silva Carvalho após palestrar, respondeu às perguntas do público presente e reforçou a importância da inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular. “A informação é um importante instrumento para reduzir as diferenças e nós professores somos essa ferramenta de elo entre o mundo e as pessoas com necessidades especiais”, destacou a palestrante”.
Vale destacar que durante toda a semana várias atividades com o tema ‘REFLETIR PARA INCLUIR’ foram desenvolvidas no município entre elas: caminhadas, palestras em escolas, oficinas de Libras e Braille e manhã de lazer. A diretora da escola Maria Luiza Pereira, um Centro de Ensino Municipal de Pessoas com Necessidade Especiais, professora Conceição Rodrigues destacou de forma positiva a realização da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
"Tivemos uma semana de sucesso, pois contamos com uma programação inclusiva e participativa". Ela também destacou a realização do evento para reforçar a importância da inclusão das pessoas com deficiência nas políticas públicas. "Nós vimos, através dos eventos que foram realizados, o quanto isso faz bem e valoriza a pessoa. Nós temos que apoiá-los e contribuir para que seus direitos sejam respeitados", frisou Conceição Rodrigues
Ao final da palestra, os participantes e o público em geral puderam prestigiar uma exposição de artes plásticas. Quadros pintados pelos próprios alunos da escola Maria Luiza, unidade que atende 151 alunos especiais nos turnos manhã e tarde e conta com um corpo docente capacitado para atender a demanda nas mais diferentes especialidades da educação inclusiva.
A 2ª Semana Caxiense de Valorização da Pessoa com Deficiência foi realizada por meio de parcerias entre a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Educação, a ADEFIC – Associação de Deficientes Físicos de Caxias, ADEVIC – Associação dos Deficientes Visuais de Caxias, ASC – Associação dos Surdos de Caxias, IFMA, CEIM Maria Luiza, APAE e Colégio Santo Antônio.
Secretária Silvia Carvalho fala aos conferencistas |
Palestrante Susana Silva |
Oficina de Libras |
Conceição Rodrigues - Diretora da escola Maria Luiza |
Tela de alunos da escola Maria Luíza |
Tela de alunos da escola Maria Luíza |
Tela de alunos da escola Maria Luíza |
Tela de alunos da escola Maria Luíza |
Tela de alunos da escola Maria Luíza |
ERRATA: Em matérias anteriores com o tema: 2ª Semana Caxiense de Valorização da Pessoa com Deficiência, onde se frisou o nome de Márcia Moura como diretora da Escola Maria Luiza, na verdade, trata-se de Conceição Rodrigues, atual gestora daquela unidade de ensino especial.
0 comments:
Postar um comentário