Hemonúcleo de Caxias realiza campanha “Arraiá da Solidariedade”


Por: Mano Santos

O Hemonúcleo de Caxias, através da Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão - Hemomar, em ritmo junino, realizou nesta terça-feira, 28/06, a campanha "Arraiá da Solidariedade”, no pátio da própria instituição, localizada no bairro Campo de Belém. Durante toda a manhã, uma equipe esteve de prontidão atendendo os interessados em praticar esse ato solidário. Além de apresentações de quadrilhas juninas, houve também degustação de comidas típicas de época, ao som de muito forro pé de serra.
Levantamento do Hemomar aponta que ‘o número de doações costuma cair sensivelmente nas datas que antecedem os festejos juninos, e nesses períodos é preciso estimular a solidariedade nas pessoas e conscientizá-las para a grande importância de salvar vidas com a doação de sangue’.
O Hemomar vai continuar investindo em campanhas de conscientização e parcerias, para aumentar o estoque do banco de sangue. Só no ano passado, foram coletadas 60 bolsas de sangue neste mesmo período. Em média, são 230 doações recebidas ao mês e mais de 2 mil doadores por ano.

Para Marcos Lobão, diretor do Hemomar, as parceiras com universidade públicas e particulares também representam boas coletas. São cerca de 40% de doações alcançadas externamente, com doadores voluntários em faculdades, escolas e eventos de saúde, a exemplo de atividade desenvolvida na FACEMA, no mês de maio, quando a instituição conseguiu 100 doações.
O diretor do Hemomar de Caxias ressalta ainda, que no ano passado, o Hemonúcleo conseguiu 2.500 bolsas de sangue e a meta este ano é superar em 20% esse total.
Atendimento - Em media 350 transfusões mensais são feitas para os pacientes portadores de doenças hematológicas atendidos na rede pública. A coleta de sangue atende a população disponibilizando sangue e hemoderivados de qualidade, distribuídos em hospitais e unidades de saúde em Caxias e toda região.
“Para manter a qualidade nos atendimentos será necessário realizar campanhas junto à comunidade para aumentar o número de doadores de sangue e normalizar o estoque destinado aos pacientes internos”, ressalta Marcos Lobão.
A próxima campanha do Hemomar em Caxias está prevista para ocorrer na primeira quinzena de julho, na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão.

Neste exato momento, muitas pessoas nos hospitais estão precisando de uma transfusão para continuar vivendo. Agora fique atento às seguintes informações:

Doar sangue é seguro?
SIM. O material utilizado na coleta é descartável, de uso único e não oferece qualquer risco de contaminação. A doação é rápida e a quantidade de sangue coletado é de 450 ml apenas.

Quem pode doar sangue?
Toda pessoa saudável que tenha entre 18 e 65 anos de idade e, no mínimo 50 kg de peso.
Se você doar sangue uma vez, não terá necessariamente que fazer novas doações, mas sempre que for possível, DOE.






Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário