DRTE: 0001419
Aos 31 anos de idade, Herlison Caion de Sousa Ferreira , ou simplesmente Caion, é um dos goleadores da Thai League 2 (2021–22), a Segunda Divisão do futebol da Tailândia. Mas, até chegar no auge da carreira, o maranhense de Caxias, peregrinou por outras 21 equipes em território brasileiro e no exterior.
Em 2020 e até o início desde ano, Caion também passou por duas equipes da Primeira Divisão da Tailândia, onde manteve uma média de 1 gol a cada dois jogos. Nesta temporada atuando pelo Muangkan United, ele já marcou 10 gols, somados com os tentos do ano passado, já são 36 gols, dando ao caxiense a condição de principal artilheiro no futebol tailandês nas três últimas temporadas.
Caion se profissionalizou em 2009 no Ferroviário (CE), um ano antes era juvenil no Icasa (CE) e também no Iraty (PR). A primeira experiência fora do país foi na Coréia do Sul, no recém-formado Gangwonm ainda em 2009, tornando-se assim o primeiro jogador brasileiro do clube.
De retorno ao Brasil, o caxiense defendeu as cores do Caxias (RS), Mirassol (SP), Bragantino (SP), Náutico (PE), Chapecoense (SC), Audax (SP) e Portuguesa (SP).
Em agosto de 2014, Caion ingressou no Al Shorta, um clube iraquiano que conquistou dois títulos consecutivos da Premier League iraquiana em 2013 e 2014. Caion se tornou o segundo jogador brasileiro a defender a equipe. Em 2015, uma rápida passagem pelo HB Køge da Primeira Divisão na Dinamarca.
O jogador maranhense retornou ao Brasil em 2016 para defender o Cruzeiro (RS). Depois atuou no Atlético Goianiense, Juventude (RS) e Paysandu. Caion voltou a se aventurar no futebol asiático, desta vez jogando na Coreia do Sul pelo Daegu Football Club e na sequencia pelo Navy, da Tailândia.
No ano de 2019, uma nova e meteórica passagem pelo Paysandu, impulsionou o caxiense a retornar ao futebol asiático. Primeiro pelo Prachuap e depois no Chonburi, ambos na Liga 1 temporada 2018-2019. No ano seguinte, vestiu a camisa do Suphan Buri até o início deste ano quando assinou com o Muangkan United, que disputa a Liga 2.
O caxiense não está sozinho na Thai League 2 (2021–22). São 27 brasileiros espalhados pelas equipes da segunda divisão tailandesa. No próprio Muangkan Unitedm, Caion tem as companhias do carioca Leandro Assumpcao e de outro maranhense Jonatan Reis, natural de Codó.
Apesar dos esforços do caxiense, o Muangkan United segue na zona de rebaixamento até a rodada do dia 30 de outubro. Caion tem contrato até maio de 2022 e seu passe está avaliado em 400 mil euros.
Informações: Wikipedia e páginade Caion em redes sociais
Foto: Jornal o Liberal
0 comments:
Postar um comentário