Coronavírus: melhor prevenir do que remediar

Com o aumento assustador do número de casos confirmados e mortes pelo Covid-19, fica evidente que prevenir é bem melhor do que remediar. Acredito que estamos caminhando para o pico da epidemia até a próxima semana, e fica claro o resultado das ações positivas e negativas dos nossos governantes.

Cidades e estados que decidiram por não aplicar o distanciamento social sofre com a explosão dos casos e colapso do sistema de saúde, como a nossa vizinha cidade de Codó, que já ultrapassa a marca de mais de 220 casos confirmados. 

Em Caxias a prefeitura vem acertando em emitir decretos determinando o fechamento do comércio, disciplinando as filas nas lotéricas e bancos, colocando pias nos ambientes públicos para lavagem das mãos, cabine de desinfecção e carros atomizadores para desinfecção das ruas. 

Porém, a cidade precisa, urgentemente, a adoção de protocolos de tratamentos medicamentosos (Hidroxicloroquina e Azitromicina) a serem entregues nos postos de saúde para tratamento precoce da doença, como defende há mais de 50 dias o vereador e médico Dr. Magno Magalhães na Câmara e no comitê de enfrentamento e a testagem em massa da população. 

Precisamos ter certeza dos contaminados para poder criar protocolos de ação adequados a, verdadeira, realidade. Precisamos deixar as questões políticas partidárias de lado e juntar forças para cuidar do nosso povo. Em alguns momentos, faz-se necessário deixar as vaidades e a pirotecnia midiática e cuidar, realmente, da população. Acredito que a prefeitura de Caxias é a que tem feito mais ações no nosso estado, então vamos nos unir para poder vencer esse mal.

Da coluna do Mário Assunção (Portal Noca) 
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment