Antônia Sobrinho (Fotos SAF) |
A parceria entre a Prefeitura de Aldeias Altas e o Governo do Estado, por meio do Sistema SAF – Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, AGEP e Iterma, tem rendido bons frutos para o pequeno produtor rural daquele município.
As ações têm como metas, modificar a forma como o agricultor familiar faz para produzir em pequena e média escala, fomentando a geração de renda e incentivando o cultivo de hortaliças e grãos com o incremento de novas tecnologias.
Um desses experimentos está sendo executado no Povoado Cajazeiras, onde um grupo formado por dois agricultores familiares, quatro filhos e sobrinhos, estão conhecendo novas formas de empreender seu negócio.
A agricultora Antônia Sobrinho disse que, antes, a família dela produzia apenas para o consumo. “Hoje, a gente consegue produzir mais e aprendemos a comercializar e fazer renda com o nosso maxixe, quiabo, hortaliças e, futuramente, pensamos em vender os peixes, que ainda estão pequenos, e as aves. Todos esses produtos são fruto do nosso trabalho e temos orgulho de ter na nossa terra. Somos abençoados por tudo isso que se abriu na vida da gente”, comemorou ela que teve sua família inserida nas ações do Plano Mais IDH.
Este ano o município já havia sido contemplado com o Programa Mais Sementes, com a distribuição de toneladas de grãos de milho e arroz, uma patrulha mecanizada com implementos agrícolas, que estão auxiliando no desenvolvimento da produção do agricultor familiar, além de um veículo para auxiliar nas ações da AGERP.
Em recente visita à Aldeias Altas, o Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, anunciou que nos próximos meses terá início o projeto da agroindústria de beneficiamento de mandioca, frutos dessa parceria entre as esferas governamentais e a iniciativa privada, ação que vai gerar empregos e renda, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Dentre outras ações do estado para o setor produtivo, está os incentivos financeiros para o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, a implantação do Projeto Quintais Produtivos e a realização de feiras rurais, como a que foi realizada mês passado na localidade Crioly, além de projetos de criação de aves caipiras e piscicultura.
“A agricultura familiar tem uma característica importante, que é a manutenção do homem no campo, gerando emprego para o próprio produtor rural. As ações do município em parceria com o Estado tem esse propósito, por isso, faremos todos os esforços para melhorar em Aldeias Altas as condições socioeconômicas por meio da agricultura”, frisou o Secretário Municipal de Agricultura, Anderson Soares.
“O objetivo do governador Flávio Dino é capacitar o agricultor familiar para que ele possa consumir e comercializar produtos de qualidade. Estamos levando todos os programas do Sistema SAF aos municípios para que a agricultura familiar no Maranhão esteja em constante expansão e garantir comida na mesa dos maranhenses de maneira que toda a cadeira produtiva esteja envolvida”, frisou o Secretário de Estado, Adelmo Soares.
Mano Santos
MTE: 0001419
Blogger Comment
Facebook Comment