Equipe da SAF visita municípios contemplados com o Programa Diques da Produção

Potenciais produtivos da Baixada serão ampliados com o programa. Foto: Nael Reis/Secap
Técnicos do Sistema SAF estiveram esta semana nos municípios contemplados com o Programa Diques da Produção. O objetivo da visita foi diagnosticar as potencialidades produtivas, ações e projetos em desenvolvimento naquela região.

Os ‘Diques da Produção’ têm o objetivo de garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis e implantar grandes canais que permitirão armazenar água para desenvolver projetos nas áreas da piscicultura, agricultura e pecuária.

O programa consiste na construção de diques de contenção de água salgada, pequenas barragens, canais de retenção, além de ofertar assistência técnica e extensão rural aos beneficiário do projeto.

“O Diques da Produção atende a um antigo anseio da população da Baixada Maranhense, que sofre, historicamente, com a entrada de água salgada pelos igarapés nas áreas mais baixas da região. A iniciativa visa proteger os ecossistemas e os mananciais de água doce e, ao mesmo tempo, evitar a salinização dos campos naturais”, frisou o Secretário Adelmo Soares

Integram o Sistema SAF a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, a AGERP e o ITERMA.

O Programa Diques da Produção contempla intervenções nos municípios de: Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.


Mano Santos
MTE: 0001419
Com Informações ASCOM-SAF
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment