Agricultores familiares de municípios do ‘Mais IDH’ realizam Dia de Campo


Agricultores familiares do povoado Limão, no município de Centro Novo do Maranhão, participaram nesta quinta-feira (2), da ação denominada "Um Dia de Campo". O objetivo é socializar as tecnologias adotadas no Plano Mais IDH por meio do Sistema SAF, que já vem mudando a realidade das famílias beneficiadas.

A iniciativa de promover este encontro, é compartilhar o conhecimento e as experiências que cada beneficiário adquiriu com a implantação dos Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais – Sistecs, e Sisteminhas, que permite a produção integrada de alimentos e criação de animais.

Em Centro Novo do Maranhão, o Dia de Campo aconteceu na propriedade da agricultora familiar Maria Muniz, que disse que achou uma honra esse Dia de Campo ser na sua área e que, graças ao Mais IDH, está produzindo alimentos.

“O Mais IDH permitiu eu produzir peixe, criando galinha, as hortas e tem melhorado minha vida, antes não tinha isso tudo de produção, e hoje tenho,” contou a agricultora.

Para a agricultora Helena Silva, o Mais IDH está dando condições de sustento às famílias que mais precisam e que este projeto valoriza o pequeno produtor. “A gente hoje come e vende o que produz e queremos progredir mais. O Governo está fazendo a gente se sentir importante”, relatou a agricultora Helena.


Nesta sexta-feira (3), será a vez do município de Amapá do Maranhão receber o "Dia de Campo", 

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp, Júlio César Mendonça, enfatizou a importância desse Dia de Campo, que envolveu a comunidade e equipe técnica do Mais IDH e da Agerp.

“O ano de 2017 começou muito bem com mais uma ação que mostra a importância da agricultura familiar para a gestão Flávio Dino. Podemos ver claramente que as famílias hoje estão saindo da insegurança alimentar e estão tendo condições para comercializar sua produção. Estamos no caminho certo para a garantir a soberania alimentar e social das famílias rurais,” destacou o presidente Júlio César.

O Plano Mais IDH tem o objetivo de superar a pobreza extrema nos 30 municípios que apresentam os piores indicadores sociais. A realidade de muitas famílias vem mudando e é resultado de um esforço conjunto de todas as áreas do Governo.

“O objetivo do Governo Flávio Dino é tirar da pobreza todos os 30 municípios incluídos no Plano Mais IDH. Temos a certeza de que estamos no caminho certo para mudar o cenário de pobreza que o Maranhão tem carregado durante anos”, disse o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

ASCOM-SAF com edição do Capital do Leste
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment