Afonso Cunha apresenta número anormal de eleitores aptos a votar


Um levantamento feito pelo sites Capital do Leste e  iCaxias sobre a proporção entre o número de habitantes e de eleitores nos municípios maranhenses aponta o o índice considerado anormal de eleitores aptos a votar no pleito deste ano pela Justiça Eleitoral, que é de 65% do total de habitantes.

A distorção, em maior ou menor escala, ocorre em pelo menos 33 municípios.

O levantamento considerou estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a medição populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com estimativas populacionais para 2015.

Na região Leste Maranhense, destaca-se o caso do município de Afonso Cunha, onde o número de eleitores aptos a votarem neste ano é de 6.291 e a estimativa populacional chega apenas a 6.351, ou seja, dos habitantes, 59 não votariam no próximo dia 2 de outubro.

Mas, há casos ainda piores, como em São Raimundo do Doca Bezerra com 5.186 pessoas aptas a votarem este ano, tendo apenas uma população estimada pelo IBGE de 5.230, ou seja, apenas, 44 eleitores não irão às urnas este ano.

Em Porto Rico do Maranhão a situação é ainda mais confusa. O TSE informou que existe no município 6.584 eleitores para uma população superior, que é de 5.877 pessoas.

Pela lei eleitoral 9.5041/97, o Tribunal Superior Eleitoral deve determinar uma revisão ou correição nas zonas eleitorais onde o número de eleitores é superior a 65% da população.

Mano Santos
MTE: 0001419


Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment